Manter a caderneta de vacinação atualizada é de extrema importância para um desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Com o objetivo de estimular a imunização no município, a Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), realizará mais uma Campanha de Multivacinação e o Dia D+ Saúde em Camboriú. A iniciativa ocorrerá entre os dias 14 e 28 de outubro, com horários estendidos e ações especiais para estimular a vacinação. Nos próximos dias será divulgada a programação completa da campanha, que tem o apoio do Ministério da Saúde.

 

Segundo a secretária de Saúde, Elisama de Freitas, a iniciativa tem o objetivo de atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. “A campanha desempenha um papel fundamental na proteção da saúde das próximas gerações. Ela garante que os jovens recebam imunizações essenciais que previnem doenças graves e potencialmente fatais, contribuindo para um crescimento saudável e um futuro promissor”, ressalta a secretária.

 

A ação abre mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro pelo Governo Federal, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no país. O Dia D da Campanha de Multivacinação será no dia 21 de outubro. Nesta data, Camboriú contará com ações especiais em todas as 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Além de vacinação, o Dia D promoverá atividades de saúde e entretenimento focadas, principalmente, em crianças e adolescentes.

 

O coordenador do DVE, Thiago Vilcinskas, ressalta que, com a queda das coberturas vacinais, a Campanha de Multivacinação se torna ainda mais essencial. “Ao manter altas as taxas de vacinação neste grupo, podemos criar uma barreira de imunidade coletiva que protege toda a comunidade contra surtos de doenças evitáveis. Portanto, promover essa campanha é um investimento na saúde e no bem-estar das futuras gerações”, conclui Thiago.