A segunda-feira, dia 11, iniciou na Câmara de Vereadores de Camboriú com um ciclo de palestras motivacionais, inspiracionais e informativas, que fecharam as comemorações da Semana da Mulher, instituída pela Lei Nº 3.119/2019. O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, contou com a participação da comunidade e reuniu os servidores da Câmara, Educação, Assistência Social, Saúde, Autoridades Municipais, os vereadores e representantes da Polícia Militar. Quem se fez presente também foi a Sra. Juliethe Nitz, Assessora da Casa Civil do Estado, que no ato representou o Governador de Santa Catariana, Jorginho Mello.

 

Foram três palestras que tiveram como foco informar, inspirar e encorajar. A primeira palestrante da tarde foi a soldado da Polícia Militar Keyla Sodre da Silva, que atualmente desempenha sua função no programa institucional da Rede Catarina de proteção à mulher vítima de violência, fazendo o acompanhamento das vítimas e a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas deferidas pelo Poder Judiciário. Keyla ressaltou dados do município e o trabalho feito junto à Rede Catarina.

 

Divulgação

 

Na sequência foi a vez de Sirlene Proença contar um pouco da sua história de superação em um bate-papo conduzido pela Vereadora Inalda do Carmo Bednarski. Sirlene lançou em janeiro do ano passado o livro: A escolha é sua, narrando suas experiências, as histórias de seus cinco casamentos, violência doméstica, sentido de proteção materna, fé, fortaleza e determinação.

 

A tarde foi fechada com a palestra do médico Dr. Alexandre Olszewski Dahmer, com mais de 30 anos de atuação e vasta experiência na medicina comunitária e missões Médicas na Amazônia e no Arquipélago da Ilha do Mel no Paraná. Alexandre falou sobre autoestima e as formas de construir o autoconhecimento, baseando-se em fatores científicos, pesquisas nas áreas de Psicologia, Filosofia e Neurociência.

 

Divulgação

Quem esteve presente ainda pode apreciar a apresentação do Vereador Milton Antonio da Silva, que interpretou a canção “Sexo frágil”, de Erasmo Carlos. Milton também faz parte da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara, juntamente com as Vereadoras Andréia e Inalda. Além disso, a artista plástica Mirian Arceno Rocha expôs suas obras, numa mostra intitulada Aconchego. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve presente realizando testes rápidos.

 

Divulgação

“Para nós é muito satisfatório reunir tantas pessoas no auditório da Câmara, que resolveram destinar seu tempo para compartilhar informações, trocar experiências ou apenas ouvir. É importante que essa mensagem de combate à violência contra a mulher seja disseminada. É necessário falar sobre o tema e mostrar a todas as mulheres que é possível se reinventar, ter uma vida segura e feliz. E essa luta não é apenas das mulheres! Por isso nosso convite contemplou a todos – mulheres e homens, pessoas que estão a fim de fazer a diferença”, enfatizou a Procuradora Especial da Mulher na Câmara,Vereadora Andréia de Souza Machado.