A Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, promove no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Programa Ação por Elas. O evento será na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 8h, e reunirá diversos setores e entidades que desenvolvem trabalhos em prol das mulheres.
Para marcar o início do evento, haverá uma caminhada, saindo às 8h da Rua 2000 com a Avenida Atlântica, até à praça. Durante o trajeto, os participantes carregarão placas com palavras e frases de sensibilização social, reforçando a importância da data e do respeito às mulheres. Camisetas também serão distribuídas aos participantes.
“É um dia para prestigiar as mulheres e destacarmos a importância de todas na sociedade, mas principalmente, um dia para reiterarmos a luta por igualdade, respeito e empoderamento. Como primeira prefeita de Balneário Camboriú, meu compromisso é desenvolver mais projetos e ações que reforcem nossa luta por mais espaço no mercado de trabalho, em casa e na política”, destacou a prefeita Juliana Pavan.
Em 2025, o tema eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento”. Este é o primeiro ano que Balneário Camboriú conta com uma Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres, assim como é a primeira vez que o poder executivo municipal é comandado por uma mulher.
Durante o evento, a Fundação Municipal de Esportes promoverá partidas de Beach Tennis e Futevôlei. Algumas atletas, meninas e mulheres, também estarão presentes, como forma de prestigiar e incentivar o esporte feminino. A Secretaria de Saúde fará aferição da pressão arterial e testes de glicemia. Por causa do calor, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) fará a distribuição de copos de água mineral.
Na praça, será montado um palco, para apresentação da Banda Municipal, e oito tendas, que serão usadas por iniciativas como a Procuradoria da Mulher; Rede feminina de combate ao câncer; Delegacia da Mulher; Guarda Municipal, com apresentação do projeto Luta por Elas; Rede Catarina; Conselho Municipal da Mulher (Comum); Casa Alva; Ordem de Advogados do Brasil (OAB), subseção Balneário Camboriú, com o projeto OAB por Elas; Abraço à Mulher; Secretaria da Saúde; Departamento de Fitoterapia, da Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria de Segurança Pública; e Fundação Municipal de Esportes. Nos espaços também haverá massagens e exposição de mulheres empreendedoras. A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) prestará apoio ao evento.