Balneário Camboriú participou do evento, com uma comitiva formada por cerca de 40 pessoas, que divulgaram o município junto de outros grandes destinos turísticos brasileiros, como Rio de Janeiro e São Paulo, mostrando a potência que a capital do turismo catarinense possui.

 

Balneário Camboriú foi um dos destaques da FIT
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, explica que o trade turístico da cidade conseguiu posicionar Balneário junto ao Espaço Brasil de forma ‘muito positiva’. “Tínhamos a Embratur, o Rio de Janeiro, a Bahia, São Paulo, Curitiba – grandes capitais e destinos turísticos -, e nós estávamos lá! Santa Catarina também participou, e estávamos posicionados com grandes destinos turísticos brasileiros, mostrando a importância de nossa cidade para a FIT e para a Argentina, que é um público que gosta de Balneário. Inclusive conseguimos transmitir vídeos de Balneário no estande do Brasil. Foi muito bacana”, diz, citando que o trade de Balneário estava muito unido e foi uma das maiores equipes da FIT – um time de cerca de 40 pessoas.

Já de olho na temporada: ônibus vindos da Argentina devem ter aumento de pelo menos 15%
Velasques aponta que os números já mostram que Balneário Camboriú deverá viver uma grande temporada de verão, assim como foi a de 2022/2023. “A Flecha Bus, que é a principal companhia de ônibus que traz turistas argentinos, já nos relatou que estão com um aumento de 15% em relação ao ano passado. Estamos também com boas perspectivas por conta dos voos diretos que chegarão por Florianópolis e Navegantes”, comenta. Também pudemos falar com a Gol Argentina, que nos abriu espaço para divulgarmos a cidade e capacitarmos a equipe deles sobre o nosso destino”, conta.

O secretário aproveita para citar que no último dia da FIT aproveitou para perguntar para os participantes se conheciam Balneário Camboriú ou já tinham visitado a cidade – e ele se surpreendeu com o resultado. “Sempre pensamos que todos os argentinos conhecem Balneário Camboriú e não é bem assim. Falei com cerca de 150 pessoas e umas 100 não conheciam a cidade, mostrando o quanto ainda precisamos e devemos divulgar Balneário – temos muitos turistas a galgar, que têm potencial para virem conhecer a nossa cidade. Eles [os argentinos e público do Mercosul] conhecem muito Rio de Janeiro e Bahia, mas têm interesse no Sul e principalmente em Balneário. Agora já estamos pensando em criar ações específicas para a Argentina”, acrescenta.

FIT propiciou negociações para o trade turístico de Balneário Camboriú
Já a presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e hoteleira, Andrezza Negrini, pontua que a FIT é uma das mais importantes feiras que acontece na América Latina e que a participação de Balneário foi muito necessária, já que é a chance da cidade ‘se conectar mundialmente’ – Balneário ficou próxima da Embratur, do RJ e quase em frente à Disney. “Essa escolha do posicionamento, essa logística, foi fundamental e a Secretaria de Turismo acertou, além do estande estar muito bonito. Tudo isso faz a diferença para nosso posicionamento como destino”, afirma.

Trade de Balneário Camboriú na FIT (Créditos: BC Convention)

Andrezza destaca que a edição 2023 da FIT ficou marcada como um sucesso, para que venham outras propostas de interação e promoção junto aos envolvidos – já planejando o que é possível fazer em nome de Balneário Camboriú na edição do próximo ano do evento, buscando um destaque e ações ainda mais assertivas. “A FIT é visitada pelos empresários da hotelaria, eles reconhecem a importância. A conexão esse ano foi muito intensa, gerando negociações no segmento, mostrando quão forte o trade é quando se une junto ao poder público e fazendo ainda melhor o marketing e promoção do destino. Nos projetamos muito bem, nos envolvemos e foi muito importante estar lá”, completa.