O Balneário Shopping é um dos patrocinadores da quarta edição do Juntos pelo Rio Camboriú, ação de limpeza em prol do rio, que deve contar com a participação de 250 pessoas (inscrições AQUI). A concentração será às 7h no píer do Barco Pirata, na Barra Sul de Balneário Camboriú, na Náutica Camboriú, em Camboriú ou no Parque Raimundo Malta (Parque Ecológico de Balneário Camboriú) – para quem preferir ajudar na limpeza ‘em terra’.

 

Um dos organizadores da ação é o advogado Valdir de Andrade, que conta que esperam a participação de 250 voluntários – número de camisetas cedidas pelo Balneário Shopping, que apoia o projeto há três anos, já que a limpeza do Rio Camboriú é essencial para a cidade, prevenindo ainda as cheias e auxiliando no meio-ambiente. “As inscrições vão ficar abertas até o dia do mutirão. Teremos pelo menos 16 embarcações. É muito importante as pessoas participarem, pois é uma ação educativa e de conscientização que mostra a situação do nosso Rio Camboriú, que ainda precisa do tratamento do esgoto de Camboriú para melhorar, além da recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário, e o Parque Inundável – e ficamos felizes porque esses três projetos estão em andamento. Porém, seguimos fazendo a ação de limpeza porque pessoas continuam depositando dejetos no rio. Vejo que não estamos enxugando gelo e sim provocando a consciência ecológica, porque precisamos do rio para sobrevivermos”, diz.

 

Valdir lembra que espera ver um dia o rio novamente como ponto turístico. Pela situação da ETE de Balneário, a limpeza começará somente da ponte da BR-101 sentido Camboriú, por questão de segurança. “Lembrando ainda que forneceremos luvas, frutas, água, sacos de lixo, repelente e todos os materiais necessários para os voluntários, mas pedimos que vão de calça e camiseta de manga longa. Nossa expectativa é sempre reduzir o número de retirada, mas infelizmente encontramos muito lixo todos os anos. Ano passado foram 42 metros cúbicos retirados e não conseguimos tirar tudo que estava lá. Tem muito volumoso – geladeira, TV, colchão, sofá, vaso sanitário…”, completa.

Esperam a participação de 250 voluntários – número de camisetas cedidas pelo Balneário Shopping, que apoia o projeto há três anos. (Créditos: Divulgação)

 

A concentração será às 7h no píer do Barco Pirata, na Barra Sul de Balneário Camboriú. (Créditos: Divulgação)

SERVIÇO:
O que: Mutirão Juntos pelo Rio Camboriú
Quando: Sábado, 06/05, às 7h
Onde: Saídas às 7h do píer do Barco Pirata ou da Náutica Camboriú (em terra a limpeza será no Parque Raimundo Malta)
Quanto: Entrada gratuita e aberta ao público — inscrições pelo link clicando aqui