Quarta-feira, 7 de dezembro de 2022
Balneário Camboriú

Hotel Plaza Camboriú celebra 25 anos em Balneário Camboriú

O Hotel Plaza Camboriú está comemorando 25 anos neste mês de novembro. Foi fundado pelo hoteleiro Roland Peters [falecido em 2009], e atualmente é comandado por sua viúva, Carmen Maria Peters.

Inaugurado em 1º de novembro de 1997, o Hotel Plaza Camboriú é um dos hotéis mais conceituados de Balneário Camboriú, marcado por sua localização estratégica, na esquina de duas das principais avenidas da cidade – Brasil e Alvin Bauer, e bem perto da Praia Central. A construção do Plaza Camboriú teve início em 1990, mas a história da família Peters com Balneário é ainda mais antiga – datada de 1965, quando os então recém-casados Roland e Carmen se mudaram para a cidade que estava sendo emancipada (eles eram de Rio do Sul e vieram para Balneário).

Carmen conta que ela e o marido já viam um grande potencial em Balneário, antes da construção do Plaza, vieram quatro edifícios: Ouro Verde, Panorama, D. Pedro e San Remo inaugurado em 1984, que ficou famoso na cidade. “O Roland percebeu a vocação de Balneário para o turismo, e então construiu o Plaza. Eu não acompanhei a construção porque estava em Florianópolis, cuidando do nosso outro hotel, o Baía Norte”, acrescenta, citando que desde a inauguração o Plaza Camboriú foi considerado um ‘ícone’, pela localização estratégica, serviços e estrutura – são 17 andares e mais de 160 apartamentos (aproximadamente 670 leitos).

O hotel se destaca também pelo lado sustentável, hoje é realizada a coleta de água dos ares-condicionados para reaproveitamento, reciclagem do lixo, de pilhas, baterias e outros, além de também aplicar o programa 5S (uma técnica japonesa consagrada que tem como objetivo gerar uma alta padronização no trabalho e manter o espaço sempre nos conformes e livre de interferências, focando na organização, limpeza, saúde e bem-estar).
Após o falecimento de Roland, em 2009, Carmen passou a administrar os dois hotéis, até que em 2015 a hoteleira passou a se concentrar somente no Plaza Camboriú. “Fiz toda a reforma das áreas sociais, dos quartos e da piscina, que ficou lindíssima. Tenho hoje uma equipe de 50 funcionários que é incrível, sou assessorada pelos meus gerentes, conselho consultivo e três sócios – os meus filhos, Karina, Carlos Henrique e Betina Peters. O nosso hotel segue sendo muito bem conceituado e um ícone da Avenida Brasil, que hoje está muito diferente em comparação a como era quando construímos”, pontua.

 

Hotel Plaza completa 25 anos em Balneário Camboriú (Créditos: Divulgação)

 

Hotel Plaza completa 25 anos em Balneário Camboriú (Créditos: Divulgação)

Carmen aproveita para citar que a família se orgulha muito por ter acreditado em Balneário Camboriú. “O Hotel Plaza sempre contribuiu com a comunidade, pois entendemos que precisamos ajudar o local onde estamos. Quando começamos, a divulgação era focada somente verão. Hoje além da praia que foi alargada e esta linda, somos muito mais! Temos a Barra Sul, Pontal Norte, Interpraias, Roda Gigante, o Grupo do Oceanic Aquarium, Parque Unipraias, Cristo Luz, e o Centro de Eventos, além de outros equipamentos turísticos que serão inaugurados nos próximos anos. Nossa cidade é plural, viva e com turismo o ano inteiro! Eu viajei muito, mas não tem destino como Balneário Camboriú”, conta ela.

Sobre os 25 anos, a hoteleira salienta que não consegue acreditar que tanto tempo passou e que vê o empreendimento como se houvesse sido fundado ‘ontem’, mas ‘com a experiência de 25 anos’. “Está totalmente renovado e atualizado. Recebemos anualmente cerca de 100 mil hóspedes, e pensando em seu conforto queremos modernizar cada vez mais. Nos anos de 2018 e 2019 investimos na apresentação do Coral de Natal com as crianças do Projeto Oficinas, em 2022 nossa escolha foi o projeto cultural a céu aberto, com a pintura de um painel na lateral do hotel pelo artista Tom Veiga. Em 2023 outros projetos virão. Aproveito para agradecer à Deus por ainda ter saúde para continuar a frente do hotel, isso é o mais importante. Balneário é uma cidade em constante crescimento, com um futuro incrível, porque é um destino único, não tem outro igual”, completa.