Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos, pois o procedimento da prova de vida agora é necessário para manter o pagamento do benefício.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril de 2022, a prova de vida referente a 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos a partir do mês de fevereiro.

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser realizado nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras inclusive oferecem o serviço através do internet banking ou pelo aplicativo.

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Caso não seja realizado o cadastramento, o cancelamento do benefício não é imediato. Antes disso há duas etapas: uma de bloqueio e outra de suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão após três meses. Se, ainda assim, não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.