TARLA WOLSKI/ESTADÃO CONTEÚDO

Presidente Jair Bolsonaro visita Santa Catarina

O Presidente Jair Bolsonaro esteve em Santa Catarina na manhã desta quarta-feira, 7, para uma visita ao município de Chapecó, no oeste do estado. A viagem presidencial acontece depois que o prefeito chapecoense João Rodrigues defendeu o uso de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento de pacientes com covid-19.

Bolsonaro veio ao estado acompanhado pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga. Ele foi recepcionado pela governadora interina, Daniela Reinhr, e pela secretária estadual de saúde, Carmen Zanotto. O presidente esteve em Chapecó para conhecer a estrutura de atendimento para pacientes com covid-19 que será desmontada por falta de demanda. O local operava no centro de eventos da cidade.

A visita, porém, tem mais um motivo. Desde a semana passada, o presidente elogia o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que deu autonomia para que os médicos do município receitassem medicamentos do “kit covid”. Em seu discurso, Bolsonaro defendeu o que chamou de “tratamento imediato” e disse que não haverá lockdown nacional.

Mesmo com a distribuição de medicamentos, Chapecó não deixou de passar pelo colapso no sistema de saúde. O município segue com as UTIs lotadas e já tem mais de 500 mortes decorrentes da covid-19.