A Central de Operações de Balneário Camboriú, localizada na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e com atendimento pelo telefone 153, passou por uma ampla reforma estrutural e tecnológica, fortalecendo a integração entre os serviços municipais e qualificando o atendimento prestado à população.
A modernização incluiu a renovação completa da tecnologia utilizada no ambiente de monitoramento, com a aquisição de novos equipamentos de vídeo, processamento e armazenamento. Foram instalados novos displays e computadores e ampliado o número de servidores atuantes no local, que passam a dar suporte a programas mais avançados, maior velocidade de processamento das informações e ampliação do tempo de armazenamento das imagens.
Além da Central, a Sala de Situação da Secretaria de Segurança também está passando por reforma. O espaço sedia reuniões das forças de segurança com foco nas operações e ações integradas no município.
Ampliação das câmeras de monitoramento
Com a reforma, novas câmeras também foram incorporadas ao sistema de monitoramento, provenientes de quatro diferentes acervos, totalizando atualmente 427 câmeras em operação no município. Deste total, 62 contam com tecnologia de reconhecimento de placas veiculares e 42 realizam reconhecimento facial, ampliando a capacidade de prevenção, identificação e resposta das forças de segurança.
Integração de cinco frentes de trabalho
Outro avanço significativo foi a centralização, em um mesmo espaço físico, das equipes responsáveis pelos atendimentos da Guarda Municipal, BC Trânsito, Defesa Civil e Fiscalização de Atividades Urbanas. A Abordagem Social também está integrada à central, com atendimento realizado pelo número 156.
De acordo com o secretário de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes, a reforma representa um avanço na forma como o município gerencia as demandas da população. “Muitas dessas frentes já atuam de forma integrada nas ruas. Estar no mesmo ambiente facilita a comunicação, agiliza decisões e melhora significativamente o atendimento. Se uma ocorrência chega pela Abordagem Social, por exemplo, o acionamento da Guarda Municipal acontece de forma imediata, com a identificação da viatura mais próxima”, explica.
Investimento
As melhorias na Central de Operações foram viabilizadas por meio de um investimento de aproximadamente R$ 400 mil, oriundo de uma emenda parlamentar. O recurso permitiu a modernização da estrutura.

