Três praias de Balneário Camboriú terão novamente a Bandeira Azul hasteada na temporada de verão 2025/2026. No dia 20 setembro, durante reunião em Copenhague, na Dinamarca, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul reconheceu 60 destinos brasileiros pelo compromisso com a preservação ambiental e o turismo sustentável. Entre eles, estão as praias de Taquaras, do Estaleiro e do Estaleirinho.
O resultado foi anunciado nesta sexta-feira (3). Em 31 de outubro, ocorrerá a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul no Iate Clube de Santos, no Guarujá, litoral de São Paulo. Na solenidade, haverá também a Premiação Nacional de Destaques em Educação Ambiental – temporada 2024/2025, concedida pelo Júri Nacional. No país, receberão a bandeira 50 praias e 10 marinas, localizadas em cinco estados: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas (veja abaixo a lista).
Em Balneário Camboriú, Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a premiação anualmente. Já Taquaras obteve a Bandeira Azul pela primeira vez em 2022. Na cidade, a Tedesco Marina também recebe a renovação anualmente.
A prefeita Juliana Pavan comemorou o resultado e destacou a importância do reconhecimento para Balneário Camboriú. “Das 50 praias escolhidas, três são de Balneário Camboriú. Isso é fruto de muito trabalho e cuidado com o meio ambiente. Buscamos sempre aprimorar as ações e avançar em investimentos que garantam o melhor para nossas praias. Neste ano, por exemplo, ampliamos nossas ações em educação ambiental, porque nossas crianças são o futuro, também estamos garantindo mais investimentos para o saneamento, tanto que já voltamos a alcançar 95% de eficiência no nosso tratamento de esgoto, e todas essas ações culminam em praias limpas e balneáveis. Ser uma cidade que é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e garantir a qualidade das praias que aqui temos, é motivo de muito orgulho”, afirmou.
“É com orgulho que celebramos a conquista da Bandeira Azul para as praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras. Esse selo internacional mostra que Balneário Camboriú une turismo e preservação ambiental com responsabilidade. A Bandeira Azul é mais que um reconhecimento, é um compromisso diário com a sustentabilidade, a qualidade das nossas praias e o futuro das próximas gerações”, aponta o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
Bandeira Azul
Sob responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), Bandeira Azul é um prêmio internacional ecológico concedido a praias e marinas. No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). Para receber a bandeira, os destinos precisam comprovar anualmente o cumprimento de 38 critérios que envolvem qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental. O Programa Bandeira Azul também dialoga com debates internacionais sobre gestão costeira, como os que serão abordados na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém (PA) em novembro. Participará da conferência a fundadora e membro do conselho do IAR, Marinez Scherer, representando o setor dos oceanos com a pauta marinha e exemplos de boas práticas do programa no maior evento global sobre clima.
Para a coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, o reconhecimento internacional é resultado do esforço conjunto entre gestores e comunidades. “O Brasil tem mostrado ao mundo que o turismo sustentável não é uma utopia, mas uma realidade possível e necessária. Cada Bandeira Azul hasteada representa o empenho de profissionais, governos, empresas e comunidades comprometidos com o meio ambiente. É a prova de que diferentes setores podem se unir em prol de um futuro mais sustentável. A Bandeira Azul não é apenas um selo de qualidade, é um compromisso permanente com a preservação e a educação ambiental. Iniciativas como a nossa participação na COP30 reforçam que o Brasil leva exemplos concretos de boas práticas ao debate global sobre clima e oceanos”, afirma.
A decisão do Júri Internacional contou com a participação de instituições globais de referência, entre elas membros da FEE, da European Network for Accessible Tourism (ENAT), do United Nations Environmental Programme (UNEP), da European Environmental Agency (EEA), da International Life Saving (ILS), da UNESCO, do Local Government for Sustainability (ICLEI), do International Council of Marine Industry Association (ICOMIA), da UN Tourism, da World Cetacean Alliance (WCA), da University of Aberdeen e da IUCN.
Confira a lista dos aprovados:
Temporada 2025/2026
PRAIAS:
Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
Praia do Paraíso – Guarajuba, Camaçari – BA
Praia da Espera – Itacimirim, Camaçari – BA
Praia da Viração – Ilhas dos Frades, Salvador – BA
Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Ilha dos Frades, Salvador – BA
Praia Azeda-Azedinha, Armação dos Búzios – RJ
Praia do Forno, Armação dos Búzios – RJ
Praia de José Gonçalves, Armação dos Búzios – RJ
Praia de Tucuns, Armação dos Búzios – RJ
Praia Lagunar Caiçara – Arraial do Cabo – RJ
Praia do Foguete, Cabo Frio – RJ (Trecho em frente a Lagoa das Garças)
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia do Pontal do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia da Cidade Nova, Iguaba Grande – RJ
Praia de Ubás, Iguaba Grande – RJ
Praia do Sossego, Niterói – RJ
Prainha, Rio de Janeiro – RJ
Praia de Grumari, Rio de Janeiro – RJ (Trecho central)
Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ (Trecho Parque Natural Municipal Nelson Mandela)
Praia das Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeia – RJ
Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema – RJ
Praia do Canto da Vila, Saquarema – RJ
Prainha, Saquarema – RJ
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
Praia Central, Balneário Piçarras – SC
Praia da Barra do Rio Piçarras, Balneário Piçarras – SC
Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
Praia da Ponta do Jacques, Balneário Piçarras – SC
Praia da Conceição, Bombinhas – SC
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
Praia da Tainha, Bombinhas – SC
Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
Prainha de Mariscal, Bombinhas – SC
Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
Praia das Cordas, Governador Celso Ramos – SC
Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
Prainha de Itá, Itá – SC
Praia dos Molhes do Atalaia, Itajaí – SC
Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
Praia da Saudade, Penha – SC
Praia Grande, Penha – SC
Praia Vermelha, Penha – SC
Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
Praia de Ubatuba, São Francisco do Sul – SC
Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
Prainha – Praia da Saudade, São Francisco do Sul – SC
Praia do Tombo, Guarujá – SP
MARINAS:
Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA
Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
Tedesco Marina, Balneário Camboriú – SC
Iate Clube de Santa Catarina, Florianópolis – SC
Marina Conceição, Florianópolis – SC
Marina Itajaí, Itajaí – SC
Marina Villa Real, São Francisco do Sul – SC
Iate Clube de Santos, Guarujá – SP
Voga Marine, Ubatuba – SP
Marina Kauai, Ubatuba – SP