Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (1º), a Prefeitura de Balneário Camboriú demonstrou interesse em estabelecer acordo de cooperação para gestão compartilhada das vias marginais da BR-101. No encontro, ocorrido na sede da concessionária Arteris Litoral Sul, em São José dos Pinhais (PR), representantes do Município e do legislativo estadual puderam discutir essa e outras pautas com o diretor de Operações Sul da Arteris S.A., Antônio Cesar Ribas Sass.

Representando a prefeita Juliana Pavan, que participa de agenda em Brasília (DF), o vice-prefeito Nilson Probst entregou uma série de ofícios à concessionária. Também estiveram presentes no encontro o secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva, e o secretário de Obras, Cristiano dos Santos. A conversa foi mediada pelo deputado estadual Carlos Humberto Metzner Silva.

“Foi uma reunião muito importante com avanços concretos na pauta de reivindicações que a prefeita Juliana Pavan vem apresentando desde a nossa posse para melhorar a mobilidade do entorno da BR-101 em Balneário Camboriú. O acordo para gestão e manutenção compartilhada das marginais deverá ser assinado ainda neste mês de outubro”, destaca o vice-prefeito.

Ao pleitear a competência compartilhada das marginais, a ideia do Município é promover uma gestão integrada com maior rapidez em manutenção, limpeza, soluções de tráfego e resposta a incidentes, sempre em alinhamento com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Arteris. Na reunião, a empresa se comprometeu a abrir diálogo e elaborar uma minuta de acordo.

Novo trecho da Marginal Leste

Na ocasião, o vice-prefeito também entregou um ofício que solicita autorização para que a Prefeitura execute a construção de um novo trecho da Avenida Marginal Leste, compreendido entre o viaduto do KM 138 e o acesso do elevado do KM 137.

A obra promete trazer solução para o gargalo viário existente entre o trevo de acesso ao Bairro São Judas Tadeu e o trevo de acesso ao Bairro da Barra (Hotel Cottone), em um trecho de cerca de 1 km. A obra também deverá passar pelo crivo da ANTT e do Ministério dos Transportes para ser executada. “A prefeita Juliana Pavan não abre mão de executar esta obra em nosso mandato, e não quer esperar decisões de outras esferas. Com a autorização, avançaremos na contratação dos projetos para executar a obra em 2026”, destaca Nilson.

Implantação de rede de água no Bairro Várzea do Ranchinho

No encontro, os representantes municipais aproveitaram a oportunidade para entregar pessoalmente outros dois ofícios para a concessionária, ambos relacionados ao abastecimento de água na cidade.

O primeiro trata de uma consulta técnica sobre a utilização da rede de drenagem existente na marginal para abastecer a Casa de Passagem de forma temporária, até que um projeto definitivo de abastecimento para a região seja executado. A medida é emergencial e visa garantir abastecimento de água na localidade durante o verão.

Para que a rede própria de drenagem seja implantada na região da Várzea do Ranchinho, o Município protocolou mais um ofício pedindo autorização para utilização de faixa de domínio da BR-101, da Uniavan até a Rua Floresta Negra (aproximadamente 4,7 km). O projeto executivo está em fase de orçamento e será apresentado à Arteris para análise e aprovação.

A medida deve dotar a localidade da infraestrutura necessária para abastecimento e beneficiará tanto moradores como estruturas públicas, a exemplo da própria Casa de Passagem e do Centro de Valoração de Materiais (CVM).

Outras obras estruturantes em pauta

O governo municipal também segue monitorando o processo de repactuação do contrato de concessão do trecho da rodovia em Santa Catarina, que atualmente está tramitando no Tribunal de Contas da União (TCU). Por isso, na reunião desta quarta-feira, foram reiterados pedidos para inclusão de obras estruturantes no entorno da rodovia no novo contrato.

“A prefeita, o vice-prefeito e o deputado vão seguir cobrando para que essas obras sejam incluídas neste novo contrato a fim de garantir o que a sociedade tem solicitado há muitos anos. Entre elas, o avanço das marginais rumo ao município de Itajaí, a solução no trevo do Bairro Estaleirinho junto à BR-101, também um melhor acesso à comunidade quilombola do Morro do Boi, e outras solicitações que foram remetidas em diversas oportunidades ao Ministério do Transporte, à ANTT e ao Fórum Parlamentar Catarinense”, conclui o secretário da Casa Civil, Leandro Índio.

Mais um encontro deverá ser realizado dentro de 60 dias com a equipe técnica da concessionária para acompanhamento das devolutivas dos ofícios encaminhados.