O Carnaval de Balneário Camboriú é para todos e isso também se reflete na programação acessível do Viva Folia BC 2026, que contou com shows com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação foi promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio das secretarias de Turismo e de Assistência Social, Mulher e Família, garantindo que pessoas com deficiência auditiva pudessem aproveitar a festa com mais autonomia e inclusão.

A prefeita Juliana Pavan destaca que Balneário Camboriú está cada vez mais comprometida em se tornar uma cidade inclusiva e acessível. “Esse trabalho já vem sendo construído em outros grandes eventos da cidade. No Réveillon, por exemplo, tivemos uma área preparada para pessoas com autismo e a entrega de abafadores de ruído. No aniversário da cidade, também tivemos um espaço exclusivo para pessoas com deficiência no show do Jota Quest. Agora, no Carnaval, reforçamos esse compromisso com shows com intérpretes de libras que garantem que a festa seja de fato para todos”, destaca.

Segundo a Coordenadora de Políticas Públicas à Pessoa com Deficiência, Gevelyn Cassia Almeida, dentro do programa BC Mais Acessível, a Prefeitura tem desenvolvido diversas ações, incluindo iniciativas para garantir que o Carnaval seja acessível a todos. “Estamos com o programa BC Mais Acessível e, dentro dele, várias ações da Prefeitura. Neste Carnaval, estamos garantindo espaços para pessoas com deficiência e intérpretes de Libras em diversos palcos. Isso é inclusão, é acessibilidade e é garantir que todas as pessoas possam curtir o Carnaval de Balneário Camboriú com dignidade”, afirmou.

Amanda Jacinto, moradora de BC, do Bairro das Nações, é uma pessoa surda e foi assistir ao show no Palco da Barra e destacou a importância da inclusão nos eventos. “Estar presente nos shows e ter acessibilidade é importante. Me sinto incluída, consigo sentir a música, o ritmo e entender. Isso é muito importante”, disse.

Confira a programação de shows acessíveis

A programação musical acessível aconteceu em diferentes pontos da cidade. Na sexta-feira (13), das 19h às 20h30, houve show da Banda Inimigos da Segunda no Palco Centro, na Praça Almirante Tamandaré, seguido da apresentação da Banda S/A, das 21h30 às 23h30, no mesmo local.

No sábado (14), a programação contou com o show do Agroplay. Durante o festival, que contou com intérprete de libras a partir das 20h30, também foi disponibilizado um espaço reservado para pessoas com deficiência (PCDs), com tablado elevado, garantindo que quem estava no espaço pudesse acompanhar o show com mais conforto e visibilidade.

No domingo (15), das 21h15 às 23h15, a cantora Luciana Arouca se apresentou no Palco Barra, na Praça do Pescador, enquanto, no mesmo horário, a Banda Jacarezinho subiu ao Palco Estaleiro.

Na segunda-feira (16), também das 21h15 às 23h15, houve show de Suh Wagner no Palco Barra e apresentação de Luane Mattia no Palco Estaleiro. E nesta terça-feira (17), das 20h30 às 22h30, Luane Mattia volta a se apresentar, desta vez no Palco Centro.