A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú inicia o calendário nacional de competições com a modalidade Atletismo. Neste domingo (25), duas atletas da cidade estarão em Brasília (DF) para a disputa da Copa Brasil de Marcha Atlética. O evento, que possui selo World Tour Bronze e serve como evento-teste para o Mundial, reunirá a elite da modalidade no país. Representando o município na prova de Meia Maratona (21km), estarão as atletas Mayara Luize Vicentainer e Ximena Vargas.
Sob o comando do técnico da FME, Diogo Gamboa, a delegação viaja não apenas em busca do desempenho individual, mas também pelo título coletivo. “Tenho ótimas expectativas, pois fizemos uma boa preparação. Buscaremos medalhas individuais e o Troféu por equipes no naipe adulto feminino”, projeta o treinador. Diogo também ressalta a importância do suporte institucional para a manutenção do alto rendimento. “Graças ao apoio da FME e da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, será possível em mais um ano iniciar a temporada com um grande evento. Nesse ano, temos grandes desafios estaduais e nacionais defendendo as cores de BC”.
Nome experiente na delegação, Mayara Luize Vicentainer chega à competição com um currículo de peso. Atual campeã brasileira dos 35km, pentacampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e Atleta Destaque de Santa Catarina da Federacação Catarinense de Atletismo em 2025, ela leva na bagagem a experiência de ter participado do último Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio. Consciente dos desafios de Brasília, como o clima seco e o calor, a atleta mantém o foco na performance.
“A preparação para a Copa Brasil foi construída com muita consistência, disciplina e foco nos detalhes. Venho de um período de treinos sólidos, respeitando cada etapa e ajustando o corpo e a mente. A expectativa é alinhar tudo o que foi trabalhado nos treinos e entregar uma prova consciente, competitiva e tecnicamente eficiente. Mais do que o resultado, meu objetivo é performar no meu melhor nível e representar com orgulho o trabalho que vem sendo feito diariamente; sabemos dos desafios climáticos, mas nos preparamos e vamos em busca de uma boa marca”, afirma Mayara.
Ao lado da veterana, a jovem Ximena Vargas representa o sucesso das categorias de base da FME. Após se destacar com medalhas nos Joguinhos Abertos, a atleta faz sua transição para a categoria adulta enfrentando, de início, o desafio dos 21km. A estreia na elite marca um novo momento em sua carreira. “A preparação para a Copa Brasil de Marcha Atlética envolveu treinos intensos e desafiadores, exigindo disciplina, foco e resiliência todos os dias. Agora é a hora de aplicar tudo o que venho construindo nos treinos, na primeira competição do ano e na minha primeira participação nessa prova”, comenta.

