Foi realizada, na madrugada desta quinta-feira (1º), uma megaoperação de limpeza da orla de Balneário Camboriú após as comemorações do Réveillon. A ação mobilizou 380 profissionais para garantir a limpeza e a organização da faixa de areia. Ao todo, foram recolhidas 25 cargas de caminhão de resíduos, sendo cada veículo com capacidade aproximada de 12 metros cúbicos de material.
Os trabalhos começaram a partir das 2h da manhã, conforme a liberação da via, com os profissionais da empresa Ambiental divididos em duas equipes, uma partindo de cada extremidade da praia em direção ao Centro, na altura da Praça Almirante Tamandaré. A operação foi finalizada por volta das 5h30. Além da limpeza da areia, o trabalho ocorreu em outras duas frentes – varrição de ruas e coleta de resíduos -, mobilizando, ao todo, mais de mil funcionários.
Para o serviço, foram utilizados 22 caminhões caçamba, 18 retroescavadeiras e duas escavadeiras hidráulicas. A operação também contou com o reforço de três caminhões hidrojato, responsáveis pela lavagem da Avenida Atlântica.
A prefeita Juliana Pavan comemorou a operação e reforçou a importância de cada cidadão fazer a sua parte. “Isso é respeito e cuidado com a nossa cidade. Nós preparamos esse Réveillon à altura de Balneário Camboriú: um evento organizado, seguro e de qualidade, para que as pessoas possam aproveitar a cada minuto e a cada segundo. Mas também tem a parte da limpeza, da zeladoria, que é fundamental, porque no dia 1º todo mundo quer, pode e deve aproveitar a nossa praia. Mas eu quero fazer aqui um convite para que todos nos ajudem a cuidar de Balneário Camboriú. Eu tenho certeza de que, se cada um fizer a sua parte, a nossa cidade vai ficar cada vez mais linda”, disse a prefeita.
“Nas primeiras horas do dia a praia volta a ser normalmente aquilo que ela sempre foi, para atender os turistas e os munícipes que aqui estão. Isso mostra uma marca de Balneário Camboriú, que é sempre ter organização, limpeza e zeladoria em dia. Isso é algo que a gente se orgulha muito: de poder manter a praia limpa para que, no outro dia, todas as pessoas possam acessar com tranquilidade, com organização e desfrutando do melhor que a nossa cidade tem”, ressaltou o secretário de Obras, Cristiano dos Santos.
Coleta domiciliar
A coleta domiciliar da Ambiental, que funcionou normalmente no dia 31 de dezembro, segue operando sem alterações no dia 1º de janeiro. Neste período, a quantidade de resíduos recolhidos aumenta significativamente em relação à média habitual. Para atender à demanda, há um aumento de 30% da frota na temporada e ainda mais quatro caminhões em operação especificamente para a virada do ano, reforçando os serviços de limpeza urbana no município.

