A fiscalização nas praias de Balneário Camboriú será reforçada nesta temporada com a contratação de 70 novos fiscais de atividades urbanas. Os profissionais serão distribuídos ao longo de toda a orla da Praia Central e das praias agrestes, para acompanhar e orientar o comércio regular; fiscalizar alvarás, a ocupação de espaços irregulares e a prestação de serviços na faixa de areia, bem como auxiliar nas ações da Abordagem Social.

Os fiscais são os primeiros convocados do Processo Seletivo Público Nº 002/2025, aberto pela Prefeitura em outubro. Os servidores foram admitidos em caráter temporário (ACT) e iniciam a fiscalização a partir desta quinta-feira (18).

Nesta quarta-feira (17), os novos fiscais foram recepcionados na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, onde passam por capacitação – que segue até quinta-feira (18). A prefeita Juliana Pavan esteve presente e ressaltou a importância do trabalho destes profissionais para manter a ordem pública.

“Hoje damos as boas-vindas aos fiscais para que possam integrar o trabalho que já é realizado no município, para garantir a ordem, o respeito às leis, às regras e à cidade de Balneário Camboriú – que é uma terra que tem leis e que precisam ser seguidas. Contamos com a atuação de todos eles de forma responsável, técnica e justa em defesa do interesse público e tudo isso vem ao encontro do trabalho que nós já estamos realizando, tendo em vista que a nossa cidade na temporada tem previsão de receber de um milhão e meio a dois milhões de turistas”, disse.

Reforço na segurança

Neste ano, de forma integrada à Secretaria de Segurança, a nova equipe também atuará nas ruas, reforçando a fiscalização do comércio em conjunto com os cerca de 20 fiscais efetivos já em atuação no município. A proposta é intensificar as ações ao longo de toda a temporada, garantindo organização, segurança e cumprimento das normas de uso dos espaços públicos.

Sobre a novidade, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes, explica que a coordenação da fiscalização funcionará a partir da mesma central que coordena a ação das patrulhas da Guarda Municipal. Com isso, as ocorrências serão acompanhadas em conjunto e a fiscalização terá o benefício do acesso às câmeras que já são utilizadas pela GM. “Desta união, nós não temos dúvida, as ações serão mais seguras, mais rápidas e mais eficazes”, concluiu.

Para o diretor da Fiscalização de Atividades Urbanas, Artur Gayer, esse reforço vai trazer ainda mais ordem para Balneário Camboriú. “Vamos conseguir elevar um pouco mais a régua, trazendo mais ordem, mais orientação aos turistas e aos moradores. Esse incremento da fiscalização vai conseguir trazer o padrão de Balneário Camboriú ainda mais para cima”, afirmou.