A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, deu início, nesta terça-feira (16), a mais uma edição do projeto Praia Acessível. Voltado à participação de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, ele estará ativo na Praia Central – com estrutura montada na Avenida Atlântica, entre as ruas 3600 e 3700.
A iniciativa busca assegurar a inclusão social, viabilizando o banho de mar e o passeio na orla, de forma gratuita, adaptada, segura e assistida, aos participantes no decorrer da temporada de verão 2025/2026. Para isso, uma estrutura formada por passarela de acesso em madeira, portal com identificação, container, chuveiro, bancos, paisagismo e duas cadeiras anfíbias estará disponível a usuários, monitores e parceiros envolvidos – como o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos de Balneário Camboriú.
“O Praia Acessível representa o cuidado e o olhar humano que queremos imprimir em todas as nossas ações. Balneário Camboriú é um destino para todos, e garantir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam vivenciar o mar, a orla e o verão com segurança, dignidade e autonomia é uma prioridade da nossa gestão. Estamos trabalhando para que a inclusão seja uma prática permanente, tanto para quem mora aqui quanto para quem escolhe a nossa cidade para visitar”, destaca a prefeita Juliana Pavan.
Para participar, basta ir ao local do projeto, que vai prestar o atendimento diariamente, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, até o dia 15 de março. “Ações como o Praia Acessível reafirmam o nosso compromisso, enquanto poder público municipal, com a acessibilidade de moradores e turistas que buscam um destino inclusivo e genuinamente acolhedor”, ressalta o secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih.

