O Dia da Consciência Negra será celebrado com programação cultural nesta quinta-feira (20) em Balneário Camboriú. As atividades – integrantes da Semana da Consciência Negra, promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e com o apoio da Fundação Cultural – acontecem das 16h às 22h, na Praça da Bíblia (Avenida da Lagoa, Centro), com entrada gratuita.

“No dia 20, vamos festejar a cultura afro-brasileira de forma especial. Teremos oficinas e apresentações afro com vivências que valorizam nossas raízes e fortalecem a identidade coletiva. Será um momento de valorização, aprendizado e celebração”, ressalta a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Social, Patricia Picaz Sutil.

Além da oficina de turbantes e tranças afro, aberta à participação da comunidade, a programação envolvendo música, dança, capoeira e samba de roda, incluindo os grupos Break na Vila e Maracatu Nova Lua, vai movimentar a praça a partir das 16h. A seguir, o público também poderá prestigiar a apresentação do grupo cultural Baque Mulher – marcada para as 19h.

A Semana da Consciência Negra
O evento, motivado pelo Dia da Consciência Negra (20), busca celebrar localmente a cultura afro-brasileira, promover reflexões sobre a importância da história, das lutas e das conquistas da população negra e fomentar a conscientização e o respeito à diversidade e à igualdade racial entre os participantes. Com programação cultural diversificada, a iniciativa segue até sábado (22) em diferentes espaços da cidade.

Programação
Confira as atividades previstas para os dias 20 e 22:
– quinta-feira (20), 16h às 22h – Celebração Cultural pela Igualdade Racial na Praça da Bíblia (Avenida da Lagoa, Centro) com apresentações culturais (música, dança, capoeira e samba de roda), incluindo Break na Vila, e oficina de turbantes e tranças afro;
– quinta-feira (20), das 19h às 20h – Apresentação do grupo Baque Mulher na Praça da Bíblia;
– sábado (22), 11h às 15h30 – Encerramento afrocultural na Praça da Bíblia com as apresentações da Banda Africatarina, em parceria com o Serviço Social do Comércio, e Ancestralidades, com o coletivo Núcleo Corpóreo.