O Bairro São Judas Tadeu recebe o projeto “Cultura na Rua” neste sábado (23). Com uma programação gratuita que inclui música, dança, contação de história, aula de skate e atividades interativas, o evento ocorre na Quadra Poliesportiva (Rua Pedro Pinto Felipe, 162), das 12h30 às 18h30.
Será a segunda edição do projeto, que foi lançado em 1º de maio pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural. A primeira edição movimentou a Praia Central, na altura da Rua 1131, perto do monumento “A mão do trabalhador que sustenta o mundo”, comemorando o Dia do Trabalhador.
Ao longo da programação, haverá pintura ao vivo, fotografia Lambe-Lambe, projeção de fotografias, exposição de livros de autores locais e de artesanato, entre outras atrações. Esta edição do projeto tem apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Escola PraDança, Associação de Moradores do Bairro São Judas Tadeu, Associação de Skate de Balneário Camboriú (BCSB) e Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (ABADÁ – Capoeira).
O projeto visa democratizar a cultura na cidade, tirando-a de dentro dos equipamentos culturais e levando-a para a rua. A intenção é desenvolver o evento em todos os bairros da cidade.
“O ‘Cultura na Rua’, nesta segunda edição, vai cumprir o seu objetivo de democratizar o acesso ao direito à cultura, levando diferentes linguagens artísticas para os bairros, começando por atender uma demanda dos moradores do São Judas. O projeto envolverá a música, o audiovisual, a fotografia, a dança, o teatro, as artes populares, as artes visuais, a literatura e o artesanato, reforçando também essa diversidade cultural dos artistas locais”, diz o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder.
Cultura na Rua
Sábado, 23 de agosto, das 12h30 às 18h30
Local: Quadra Poliesportiva
Rua Pedro Pinto Felipe, 162
Bairro São Judas Tadeu, Balneário Camboriú
Evento gratuito e aberto à comunidade
PROGRAMAÇÃO
12h30 – Abertura oficial
12h40 – Josias Pimentel – Violão Popular Brasileiro
13h40 – Exibição do vídeo “Essencial – 20 anos de Skate de BC”
13h55 – Aula aberta de skate – Associação de Skate de BC
15h – Apresentação de Dança, com Escola PraDança
15h20 – Show musical Família Caetano (violino, tenor e soprano)
16h20 – Contação de história “Ofélia – A Benzedeira”, com Oyama Achcar
16h40 – Show musical Cowboy Homem Banda
17h40 – Apresentação de Capoeira, com Grupo ABADÁ
18h10 – Encerramento
Atividades culturais e interativas
14h – Pintura ao vivo com Ediomar Baleste, em homenagem a Anderson “Folha”
15h – Fotografia Lambe-Lambe com Bárbara Delais (até as 17h)
Durante a tarde
– Pintura facial com alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)/ Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi)
– Exposição de livros de autores locais
– Exposição de artesanato local
– Projeção de fotografias da Câmara Setorial de Fotografia e da comunidade