Um mutirão de limpeza geral no deck do Pontal Norte reuniu mais de 80 servidores da Prefeitura de Balneário Camboriú neste sábado (16), que estiveram engajados no recolhimento de lixo e entulhos encontrados nas trilhas, praia e costões. A ação, coordenada pela secretaria de Planejamento, contou com apoio da Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar.

Durante a limpeza, foram recolhidos madeiras, entulhos, plásticos e vidros, que resultaram em oito caminhões carregados. Os veículos utilizados para o transporte dos itens foram disponibilizados pela secretaria de Obras, e a Subprefeitura da Região Sul também forneceu um veículo para ajudar na ação.

Os equipamentos, como carrinhos de mãos, luvas e sacos de lixo foram disponibilizados pela Ambiental. A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) esteve presente e disponibilizou água para os participantes do mutirão.

Presente na ação, a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, destacou a união entre as secretarias e equipes para cuidar dos espaços públicos da cidade.

“A reforma geral do deck vai se estender por um tempo ainda, mas durante as nossas visitas, percebemos a quantidade de lixo no entorno. A equipe da Ambiental já realiza o trabalho de zeladoria e limpeza, mas o volume era muito grande, então nossa equipe da prefeitura teve a ideia de fazer o mutirão de limpeza geral. É um trabalho coletivo que desperta conscientização”, disse.

O secretário de Planejamento, Carlos Humberto Silva, ressaltou e parabenizou o empenho das equipes na ação. “A natureza diz um muito obrigado pelo esforço de todos. Esse é um espaço público integrado com o mar e Mata Atlântica que merece respeito e estava abandonado. As pessoas que ali transitavam não tiveram o devido cuidado com o bem natural”, enfatizou.

Revitalização do deck

A obra de revitalização do deck do Pontal Norte segue em andamento e o espaço está fechado para visitantes. Atualmente, a empresa responsável está concentrada na finalização do assoalho de madeira, instalação dos corrimãos, escadas de acesso à praia e demais ajustes estruturais. A expectativa é de que até o fim de agosto toda a estrutura em madeira esteja concluída.

Também está em curso o processo licitatório de iluminação pública, sinalização e mobiliário urbano.

Interditado desde o fim de janeiro por problemas estruturais causados pela falta de manutenção ao longo dos anos, o deck começou a ser reformado em março. A obra tem como objetivo devolver à Balneário Camboriú um dos seus principais pontos turísticos, garantindo segurança e conforto para quem visita o Pontal Norte.