A prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da secretaria de Saúde, entregou na noite desta terça-feira (29) duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A entrega oficial dos veículos – que já estão aptos a rodar na cidade – aconteceu durante cerimônia realizada na sede do 13º Batalhão de Bombeiros, espaço que atualmente também serve de base para o Samu.
Na ocasião, a prefeita Juliana Pavan ressaltou a importância dos investimentos e reforçou o compromisso da nova gestão em transformar os serviços públicos de saúde no município. “São investimentos que vêm para melhorar o atendimento à população e proporcionar condições dignas de trabalho para as equipes do Samu. Este reconhecimento e valorização dos profissionais refletirão diretamente na resposta final à comunidade”, destacou.
A prefeita ressaltou ainda a formação de uma nova equipe, para ampliar os atendimentos. “Muitas vezes, os socorristas do Samu passam despercebidos. Ou, muitas vezes, eles são criticados pela demora. Mas precisamos entender que a cidade cresceu, a população cresceu. Então como não investir? Como não aumentar a frota e o número de profissionais? Hoje podemos celebrar mais uma grande conquista para a saúde de Balneário Camboriú”, afirmou.
As ambulâncias foram adquiridas pela Secretaria de Saúde, por meio do Fundo Municipal de Saúde, e representam um investimento de R$ 880 mil. Além dos veículos, também foi realizada a entrega de 112 novos uniformes aos socorristas, no valor total de R$ 43.820,00, além de desfibriladores e outros materiais de atendimento pré-hospitalar. Além disso, o Samu recebeu tabletes para tornar o serviço digital.
O coordenador do Samu, Renaldo Marquato, comemorou os investimentos. “Estou no Samu desde 2006 e esta é a primeira vez que a prefeitura tem acompanhado, de fato, nosso trabalho. Estamos recebendo apoio e a entrega destas ambulâncias e dos novos uniformes demonstra o cuidado e responsabilidade da nova gestão. Estamos muito felizes e com uma perspectiva muito positiva, pois o Samu nunca havia recebido tanta atenção”, afirma.
Marquato explica que atualmente o Samu está atuando com apenas uma ambulância – cedida pela Secretaria de Saúde – e que com os novos veículos será possível ampliar o atendimento, dando uma resposta mais ágil e eficaz aos chamados. “Hoje, operamos com apenas uma ambulância, que é emprestada e será devolvida. E passaremos a atuar com os dois veículos próprios”, comemora.