O Governo do Estado e a Celesc anunciaram nesta terça-feira, dia 26, o projeto de expansão do Corredor Elétrico Catarinense, com a meta de atingir 100 municípios com eletropostos e deixar todas as regiões do Estado com infraestrutura confiável para circulação de veículos elétricos e híbridos.

O planejamento prevê que a marca de alcançar 100 municípios ao longo de 2025, mediante investimento de mais de R$ 5 milhões para a instalação de novas unidades de recarga. Atualmente, a Celesc conta com 35 eletropostos em trajetos que cruzam Santa Catarina de Norte a Sul e de Leste a Oeste, formando uma das maiores malhas viárias com eletropostos do país. Joinville, no Norte catarinense, contará com uma estação ultrarrápida, capaz de carregar um carro em apenas 15 minutos.

O próximo passo é o lançamento de uma chamada pública, que deve ocorrer nos primeiros dias de dezembro e que irá buscar parceiros que farão a cessão dos locais que receberão os novos eletropostos.

Pioneirismo

Desde 2015, a Celesc tem sido pioneira para fomentar o mercado de veículos elétricos a partir da criação da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em Santa Catarina. Desenvolvido em parceria com a Fundação CERTI, o projeto parte de uma iniciativa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Contudo, os eletropostos que forem instalados a partir do ano que vem deixam de integrar o Programa de P&DI para fazer parte do plano de negócios da Companhia.

 

Foto: Eduardo Valente / SECOM