Balneário Camboriú foi palco de uma importante ação de conscientização e treinamento sobre técnicas emergenciais que podem salvar vidas. O evento que foi gratuito e aberto ao público aconteceu das 10h às 18h na Praça Almirante Tamandaré com o objetivo de capacitar o público com técnicas de ressuscitação cardiopulmonar para agir corretamente em situações de emergência.
Além das atividades práticas, os participantes tiveram o suporte técnico dos profissionais que estavam à disposição para ensinar as manobras corretas de reanimação. De acordo com Carla Birolo, diretora geral do SAMU/FAHECE, a capacitação foi realizada através de manequins ensinando a massagem cardíaca, ela destacou também a importância de saber as técnicas para ajudar até a chegada do socorro. O Dr. Bruno Quercia, diretor técnico falou sobre a técnica de reanimação “é uma técnica que pode ser feita por qualquer pessoa, o leigo comprime o tórax da vítima para que haja a circulação do sangue nos órgãos nobres e assim essa pessoa ganha um tempo até que o socorro chegue para dar continuidade ao atendimento.”
O dia 16 de outubro é data reconhecida mundialmente como o RCP Day (Ressuscitação Cardiopulmonar). Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 400 mil pessoas morrem anualmente no Brasil vítimas de paradas cardíacas e a rápida intervenção com RCP pode aumentar as chances de sobrevivência em até 50%.