O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (21) que desistiu de disputar a reeleição. Em nota publicada em suas redes sociais, Biden afirmou que cumprirá apenas o restante do mandato, que termina em janeiro de 2025.

Apesar de resistir por semanas, a desistência de Joe Biden ocorreu após  pressão do partido e apoiadores devido à repercussão negativa que teve o início da campanha depois do primeiro debate com Donald Trump, no final do mês de junho.

No evento, Biden surgiu com a voz rouca e não rebateu Trump de modo assertivo, de modo que teve sua capacidade cognitiva questionada por opositores e até democratas.

Após a desistência, Biden declarou apoio a sua vice, Kamala Harris, que  deve assumir o posto de candidata dos Estados Unidos.

“Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, povo americano. Juntos, superamos uma pandemia que ocorre uma vez num século e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos a nossa democracia. E revitalizamos e fortalecemos nossas alianças em todo o mundo”, disse Biden, em comunicado.