O livro infantil “Passarinho Voa”, da autora e ilustradora Ana Neves, recém-lançado em Itajaí, foi entregue em uma doação à maternidade do Hospital Marieta. A própria artista entregou 25 exemplares para mamães que forem ter seus bebês na maternidade, onde nascem cerca de 400 crianças todos os meses.
A obra mostra uma criança que encontra um passarinho ferido na praça e tem o impulso gentil de ajudá-lo sem esperar nada em troca. Com paciência, ternura e amor, esse pequeno ser humano mostra a grandeza que existe dentro de si. No livro, os ciclos da vida se mostram na marcação da passagem do tempo: flores murcham, o dia vira noite, a árvore muda com a estação. É por estes caminhos que o público é conduzido por esta história criativa e afetiva, contada por ilustrações digitais com clima de aquarela.
O livro-imagem ainda é um formato em crescimento no universo literário infantil brasileiro. Com toda riqueza a que se propõe, é um formato de publicação que contempla crianças de todas as idades, de bebês a crianças em fase de alfabetização consolidada, além de adultos. Não são apenas imagens artísticas soltas, mas amarradas por uma sequência narrativa em que o sentido é lapidado pelos leitores, conforme suas vivências. O projeto conta com o patrocínio do Edital Meu Primeiro Livro, da Fundação Cultural de Itajaí, e marca a estreia de Ana Neves na literatura como autora solo.
Essa doação vem ao encontro do desejo da direção em ter um olhar cada vez mais humanizado às gestantes que chegam para ter seus filhos. “É parte da história do Hospital Marieta estar ao lado das gestantes e de seus bebês. Aqui na maternidade, milhares de cidadãos itajaienses nasceram ao longo destes anos e isso reflete o nosso desejo de procurar sempre fazer o melhor, trazendo um acolhimento especial aos nossos pacientes”, confirma a Irmã Simone Santana, diretora geral do Hospital Marieta.