A Passarela Manoel Firmino da Rocha dá acesso exclusivo para pedestres e ciclistas, moradores e turistas, ao emblemático e histórico Bairro da Barra. A história de Balneário Camboriú se firmou no Bairro da Barra, o tradicional bairro de pescadores da cidade que possui hoje o metro quadrado mais valorizado do Brasil. A Passarela Manoel Firmino da Rocha, mais conhecida como Passarela da Barra, é a principal forma de acesso de pedestres e ciclistas à Barra, e pela primeira vez desde sua inauguração, ocorrida em 2016, está recebendo reforma completa em seus quatro elevadores, realizada pela Activity Elevadores, vencedora da licitação realizada pela prefeitura.

 

O proprietário da Activity Elevadores, engenheiro Beethowen Nepomuceno, explica que a empresa é de Balneário Camboriú e que sabe da importância de ter os quatro elevadores da Passarela sempre funcionando porque o fluxo de pedestres e ciclistas é constante, com os elevadores sendo utilizados 24h ininterruptamente. Porém, a equipe da Activity está trabalhando intensamente no local e possui um cronograma de obras com vários itens em cada um dos equipamentos. “Uma parte do tempo os elevadores vão parar, mas sempre um de cada vez então pelo menos 3 dos 4 elevadores estarão sempre disponíveis durante o tempo da obra. Vamos entregar os itens em sequência, por exemplo, o item referente à melhoria de iluminação, está sendo realizado em todos os elevadores, e assim por diante, com cada item sendo realizado em todos os elevadores de uma vez”, destaca.

SOBRE A SEGURANÇA:
O trabalho da empresa na Passarela tende a durar seis meses, com a primeira parte da manutenção sendo focada na segurança – o pesador de carga dos elevadores não estava funcionando, o que pode causar situações de risco, já que hoje não há nenhuma forma de saber se o limite de peso dos equipamentos foi ultrapassado. “Quando concluirmos esta parte, em caso de excesso de peso o elevador vai emitir um sinal de alarme e acender uma luz indicando que enquanto não sair alguém para eliminar o excesso de peso, o elevador ficará parado. Iremos também realizar testes nos freios de segurança, que são os ‘paraquedas’ dos elevadores, e melhorar a estrutura de iluminação dos poços, voltadas para as equipes de manutenção terem mais segurança durante o trabalho”, explica.

 

(Créditos: Cassiano Teixeira/Divulgação)

 

(Créditos: Cassiano Teixeira/Divulgação)

 

(Créditos: Cassiano Teixeira/Divulgação)

A Activity também irá alterar o sistema de tração dos quatro elevadores, que hoje possuem cabine e contrapeso se movimentando, com um cabo que liga os dois diretamente. Após a intervenção da empresa, haverá uma nova polia por onde passarão os cabos sobre a cabine reduzindo o esforço no motor e melhorando a segurança e a vida útil dos equipamentos. O objetivo da Activity é trabalhar três meses na parte interna dos elevadores e os três últimos meses na questão estética/externa. Para mais informações e acompanhamento da manutenção basta acessar o Instagram @activityelevadores.