Neste mês de março, ocorre o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa visa incentivar pessoas físicas a regularizarem suas pendências com instituições financeiras. A ação é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e tem parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, o Banco Central e a Associação Procons Brasil.

Para participar do mutirão, basta entrar no site do Consumidor (https://consumidor.gov.br), verificar se a empresa está cadastrada, clicar em “Registrar reclamação” e, no campo “Problema”, selecionar a opção “Renegociação/Parcelamento de Dívida”. A ação contempla qualquer cidadão que possua dívidas em atraso contraídas junto a bancos e financeiras que não estejam atreladas a bens dados em garantia.

As negociações com as demais empresas cadastradas no site do Consumidor podem ser feitas em qualquer época do ano. O site da Febraban (https://mutirao.febraban.org.br/) também disponibiliza outras orientações para organizar as finanças e sair das dívidas.