A Secretaria de Saúde de Camboriú está formando novos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs). Neste momento, 58 ACSs e 8 ACEs passam por um período de aulas práticas, previstas no curso de formação. As atividades de campo iniciaram no mês de janeiro e irão ser concluídas no final do primeiro semestre de 2023. As aulas práticas envolvem reuniões para a discussão de casos, atividades práticas de visita domiciliar, intervenção de educação em saúde nas escolas e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Os alunos contam com preceptores, que os orientam e acompanham nas saídas de campo. Os profissionais são: a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Joyce de Almeida Cruz; o coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Thiago Vilcinskas, e o coordenador da Estratégia Saúde da Família (ESF), Leonardo Costa Peixoto. “Compreendemos a importância da capacitação desses profissionais, que estão tão próximos da comunidade e conseguem auxiliar em várias intervenções no território. São os nossos olhos e ouvidos em relação a saúde da população”, define a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

A formação faz parte do Projeto Saúde com Agente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), juntamente com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Primeiramente, os alunos tiveram aulas teóricas disponibilizadas em um ambiente online. Agora, eles aplicam o conhecimento obtido nas aulas introdutórias.

O que faz um Agente Comunitário de Saúde e um Agente de Combate às Endemias?

O ACS trabalha com informações na área, por exemplo: orienta mulheres sobre o parto; estimula o pré-natal e o teste rápido, para evitar a sífilis congênita, além do teste do pezinho; faz palestras nas escolas, ensina sobre a importância do uso de preservativos, entre outras atribuições.

Já os ACE trabalham em vistorias de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Também realizam inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados, além de promoverem a aplicação de larvicidas e inseticidas.