Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), o livro “Mesma Nova História” será uma das obras brasileiras expostas na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Bologna Children’s Book Fair), na Itália. A feira, considerada a principal do mundo de negócios do livro infantil e juvenil, começa segunda (6) e vai até quinta-feira (9).
Escrita pelos educadores Everson Bertucci e Mafuane Oliveira, com ilustrações de Juão Vaz, a obra aborda a relação cotidiana de um menino (que só pensa em jogos eletrônicos) com a avó (a qual está perdendo a memória). “Mesma Nova História” estará no estande da Revista Emília, com outras seis obras da editora Peirópolis, da qual o livro faz parte.
Não é a primeira vez que a obra se destaca. Em novembro de 2022, o livro disputou o Jabuti, referência entre os prêmios literários do Brasil, ficando entre os cinco finalistas na categoria “Infantil”. Lançado em agosto de 2021, “Mesma Nova História” recebeu um reconhecimento anterior. Em junho de 2022, entrou na lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da Revista Crescer. Os autores também foram contemplados no edital “Minha Biblioteca”, da Prefeitura de São Paulo, que adquiriu 1.138 exemplares. No ano passado, a Prefeitura de Belo Horizonte adotou o livro em seu Kit Literário para 2023. “Mesma Nova História” também foi selecionado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação, e vai ser distribuído em escolas públicas de todo o Brasil, do 1º ao 3º ano.
Os autores não estarão na feira, mas acompanharão de longe os resultados do evento. “É muito gratificante ver que nosso trabalho tem alcançado novos leitores. A feira de Bolonha é a grande vitrine da literatura. E ter o livro exposto lá é sonhar com a possibilidade de, quem sabe, ter a obra traduzida para outros países. Mas independente de qualquer coisa, só o fato do livro chegar nessa feira é como um atestado de qualidade da obra. E isso por si só já é motivo pra comemorar”, diz Everson.
Em Balneário Camboriú, “Mesma Nova História” teve mil exemplares entregues gratuitamente via LIC. O livro está disponível na Biblioteca Municipal Machado de Assis, no SESC, na Comunidade Quilombo Morro do Boi e nas escolas de Balneário Camboriú.
Para a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, é de extrema significância acompanhar as conquistas do livro e seus autores, pois cada passo dado comprova a importância de uma lei que fomenta, incentiva e promove a cultura na região.
Livro aborda a perda de memória
De acordo com Everson Bertucci, a obra não é baseada em uma história real, mas inspirada em alguns aspectos da vida da avó de Mafuane Oliveira. No entanto, a parte da perda da memória é ficcional. Apesar da doença de Alzheimer não ser citada pelo livro, os leitores acabam relacionando-a à perda de memória da personagem idosa, conforme Mafuane Oliveira. A autora ressalta que a mensagem geral do livro é a valorização da ancestralidade, dos mais velhos, e também dos mais novos, abrangendo as duas pontas da vida.
Sobre a feira
A Feira do Livro Infantil de Bolonha reúne editores, agentes literários, autores e ilustradores de todo o mundo para exporem suas obras. É considerado um importante momento para os escritores, pois o evento é como se fosse um grande palco. A feira ocorre desde 1964 e está na 60ª edição.
Sobre a LIC
A Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC) existe há dez anos e objetiva democratizar a aplicação de recursos públicos na área da cultura, além de fomentar a produção, a circulação, a formação, a preservação e a difusão de projetos artístico-culturais no município. Anualmente, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú lança um edital abrindo inscrições para a LIC. O primeiro edital da LIC foi lançado em agosto de 2013.