O Município de Itajaí é o quarto que mais cria empregos em todo o Brasil, proporcionalmente ao número de habitantes. Isso foi o que revelou um levantamento feito pela empresa de consultoria econômica LCA. O estudo considerou o número de vagas geradas em 2022 dividido pela população.

Conforme o levantamento, que considera os dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged) do Ministério do Trabalho, Itajaí gerou 35,5 vagas por mil habitantes no ano passado. As primeiras colocadas do ranking foram Barueri (SP) com 60,3 vagas por mil habitantes, Lauro de Freitas (BA) com 36,3 vagas por mil habitantes e Aracruz (ES) com 35,1 vagas por mil habitantes.

“O relatório é importante para percebermos que as oportunidades têm crescido muito além das capitais. No nosso caso, fora até mesmo da região metropolitana do estado. Isso porque os empregadores estão buscando instalar suas empresas em municípios com mais infraestrutura, segurança, bons serviços de saúde e educação. Enfim, aspectos que garantem qualidade de vida”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni.

Itajaí foi o único município catarinense entre os mais bem colocados no ranking de vagas de emprego por habitantes. Florianópolis apareceu em 20º lugar na lista; Balneário Camboriú em 30º; Criciúma em 49º e São José em 50º. A pesquisa considerou apenas cidades com mais de 100 mil habitantes.

“Temos percebido ano a ano o aumento na disponibilidade de vagas no mercado de trabalho e isso tem atraído tanto pessoas de outras regiões de Santa Catarina quanto do Brasil. Em 2021 batemos recorde histórico com mais de 9 mil empregos com carteira assinada criados e em 2022 nos aproximamos disso com quase 8 mil vagas “.

O Balcão de Empregos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí auxilia quem está em busca de uma oportunidade. O programa faz a ponte entre empregador e trabalhador por meio de diversas plataformas. Mensalmente há pelo menos 1,4 mil vagas disponíveis no balcão.

“Estamos intensificando as contratações por meio de mutirões em parcerias com empresas contratantes. Desta forma, o candidato já sai do Balcão de Empregos devidamente entrevistado e vai até a empresa somente para oficializar a contratação. Esse tem sido um aliado importante para movimentar o mercado de trabalho”, finaliza o secretário Thiago Morastoni.