A partir desta segunda-feira (27), as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Camboriú darão início à aplicação das mais de 3100 doses da vacina bivalente da marca Pfizer, que chegaram na última sexta-feira (24). Esta vacina é uma atualização das versões anteriores e protege o organismo não apenas contra o vírus original da Covid-19 (Sars-CoV-2), mas também contra as suas diferentes cepas.

A primeira fase da imunização será destinada aos idosos acima de 70 anos, pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, além de pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos. Para receber a vacina bivalente, é necessário que a pessoa já tenha completado todo o esquema vacinal contra a Covid-19 (Dose 1 + Dose 2).

O intervalo para a dose de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes. As pessoas que receberem o reforço da vacina Pfizer Bivalente serão consideradas como tendo finalizado o esquema de vacinação.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para receber a dose de reforço com a vacina bivalente serão imunizadas com a vacina monovalente disponível no momento. Crianças a partir dos três anos de idade (sendo aptas crianças de até quatro anos que se imunizaram com Coronavac) e pessoas maiores de 30 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos podem receber a primeira e segunda dose de reforço, respectivamente.