A Secretária de Saúde Camboriú realizará diversas atividades de prevenção e conscientização neste mês de fevereiro. Nesta terça-feira, dia 1°, a Saúde divulgou o planejamento de atividades para o segundo mês do ano. A Secretaria aderiu à campanha “Fevereiro Pink”, alusivo à prevenção da gravidez na adolescência. Durante o período da iniciativa, serão realizadas visitas em todas as unidades escolares que atendam alunos do Ensino Fundamental. As ações serão promovidas pelas equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Estratégia de Saúde da Família (ESF).
“É importante falar sobre essas temáticas, mesmo que elas sejam polêmicas. Os jovens precisam ter informações. Quanto mais informações saudáveis, provavelmente as decisões e as escolhas que eles irão tomar serão mais assertivas. Se ninguém fala sobre o assunto, nós acabamos privando o jovem de pensar com mais racionalidade. Também é uma oportunidade de dizer onde que os mecanismos de busca e ajuda podem ser encontrados, caso a gravidez aconteça, além de falar dos cuidados a serem tomados”, define a coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz.
Durante o “Fevereiro Pink”, será realizado bate-papos, com uma linguagem simples, com todos os alunos do município que tenham idade a partir de 14 anos. A conversa envolverá temas como: Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), métodos contraceptivos e combate ao uso de álcool e drogas. A atividade faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE).
Uma gravidez prematura pode causar problemas mentas e físicos. Alguns riscos são: infecções; abortos espontâneos; nascimento de bebê prematuro; instabilidade emocional, podendo levar a depressão pós-parto e até mesmo rejeição do bebê; dificuldade de amamentar e má formação.
Ação do Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo:
Além do “Fevereiro Pink, a Saúde realizará no dia 8 de fevereiro, Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, duas ações de panfletagem com a distribuição de materiais informativos sobre o tema. A atividade será realizada das 9h às 11h30min, nas sinaleiras próximas à Secretaria de Educação, no Centro, e ao CAIC Jovem Ailor Lotério, no Monte Alegre.