Cerca de 4 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino de Itajaí participarão da Formação Continuada “Muitos Olhares para a Educação” e do 2º Congresso Socieomocional, que acontecerão na Univali, de segunda (06) a quarta-feira (08). A programação para os três dias será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão programação específica das 19h às 22h. As inscrições para os eventos começaram nesta quarta-feira (01) e seguem até sexta-feira (03), através dos links: inscrição Formação Continuada / inscrição Congresso Socioemocional.
Todos os profissionais receberão certificados com 20 horas de participação na formação e 4 horas no congresso. Dúvidas sobre inscrição ou informações sobre a formação podem ser esclarecidas nos canais de comunicação do Guia do Formador da Univali, disponível para download no final desta matéria.
“Nosso objetivo com esse movimento é garantir a formação continuada de todos os nossos profissionais, conforme preconiza a legislação vigente. A formação, se bem planejada e sistematizada, pode ser uma tarefa de sucesso na rede que necessita repensar constantemente o processo epistemológico, metodológico e prático. Esperamos que esses três dias auxiliem os nossos profissionais a um novo e promissor ano letivo, que iniciará em 09 de fevereiro”, destacou o diretor executivo da secretaria de educação de Itajaí, Julio da Silva.
A formação continuada será dividida em cinco temáticas: Planejamento para o desenvolvimento e para a aprendizagem: estratégias pedagógicas em pauta; Avaliação dos registros e da documentação pedagógica em análise; Prática Pedagógica Humanizada e Educação Inclusiva: compreendendo a legislação; Alimentação saudável: aleitamento materno, introdução alimentar, alimentação especial e escolar; e Plano de emergência escolar: Lei Lucas nº 13.722 e Primeiros Socorros.
Além disso, o Congresso Socioemocional irá abordar o tema Saúde emocional do profissional da Educação. A palestra será ministrada pelo psicólogo, palestrante e consultor, Fernando Mendonça, criador do Método “Bons Pais, Ótimos Filhos”.
Os profissionais da educação serão divididos em sete grupos, de forma que todos contemplem as temáticas disponíveis na formação. Os horários, locais e temas a serem aplicados para cada grupo também estão disponíveis no Guia do Formador.