A Secretaria de Saúde Itajaí, através da Gerência de Controle de Zoonoses, divulga o último boletim epidemiológico sobre a situação das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti de 2022. O relatório aponta que a cidade teve redução no número de focos e casos de dengue em comparação com 2021. O documento completo pode ser consultado aqui.

Foram confirmados 347 casos de dengue em 2022, uma redução de 6% em relação a 2021. Destes casos, 272 são autóctones (transmitidos dentro do Município), 30 são importados e 45 não possuem local de transmissão identificado.

O ano anterior ainda registrou diminuição de 25% no número de focos do mosquito Aedes Aegypti, sendo 890 eliminados em contraste com os 1.888 de 2021. Os bairros com mais focos registrados em 2022 foram Cordeiros, Fazenda, Cidade Nova e Praia Brava.

“Para mantermos essa redução de casos e focos é importante a ajuda da comunidade, recebendo os agentes de endemias para orientação em casa e também eliminando todos os depósitos ou recipientes que tenham ou possam acumular água”, reforça Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue do município.

Itajaí não registrou casos positivos de febre chikungunya e zika vírus no ano passado.