Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023
Balneário Camboriú

Biblioteca Municipal aceita sugestão de títulos para renovação de acervo

Neste início de ano, a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis se prepara para a renovação de acervo de obras disponíveis para empréstimo. Para isso, durante o mês de janeiro, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú coletará sugestões de obras da população, a fim de fazer as aquisições ciente de quais são as preferências dos frequentadores.

As sugestões podem ser dadas fisicamente no balcão da Biblioteca Pública Machado de Assis (3ª Avenida, esquina com a Rua 2.500, Centro) e da Casa Linhares (Praça do Pescador, Bairro da Barra). Quem preferir fazer de forma online, é possível acessar as redes sociais da Prefeitura de Balneário Camboriú (@prefeituradebc) ou enviar um e-mail para o endereço biblioteca@bc.sc.gov.br. Além das sugestões, a Biblioteca aceita doação de livros, revistas, gibis e demais tipos de obras bibliográficas que estejam em bom estado.

“A cada dois anos, uma equipe faz a contagem do acervo, identificando quais obras devem ser repostas. Levamos em consideração o desgaste natural das publicações e as baixas, como também a pesquisa da atualização dos títulos. Desde a pandemia, a Biblioteca teve um aumento considerável no número de leitores e de empréstimos. Manter o acervo atualizado e com condições é primordial para bem servir a nossa comunidade de leitores”, destaca a diretora de artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Lilian Martins.

Atualmente, a Biblioteca registra visitantes com as mais variadas demandas: desde os leitores contemplativos e público infantil, até acadêmicos e candidatos de concursos públicos. A Casa Linhares, no Bairro da Barra, também possui acervo disponível para crianças e adultos.

Em 2022, a Biblioteca Municipal registrou mais de 52 mil obras catalogadas e 19.754 leitores cadastrados. Entre as obras, são quase 3 mil infantis e mais de 1800 obras raras, além de 371 obras em braile. Também fazem parte do acervo periódicos, gibis, dicionários e enciclopédias. Quanto ao acervo multimídia, entre DVDs, vinil, CDs, e até mesmo fitas k-7, 2.611 obras foram contabilizadas.

A Biblioteca Pública Machado de Assim também possibilita serviços de wireless, fotocópia e impressão. Para fazer empréstimos, é necessário apresentar a documentação completa (identidade, comprovante de residência, pode ser conta de água, luz ou telefone e uma foto 3×4 recente). Se o imóvel for alugado, deve ser apresentada fotocópia do contrato de locação ou declaração feita pelo proprietário ou síndico do imóvel, comprovando a situação do inquilino. Menores de 14 anos devem apresentar também atestados da matrícula escolar.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h.