Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023
Balneário Camboriú

Museu a Céu Aberto é incorporado ao Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina

A passagem de ano garantiu uma novidade para a cultura balneocamboriuense: na última semana, o Museu a Céu Aberto de Balneário Camboriú (MCA) passou a fazer parte do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina. Essa adesão mostra que o MCA segue as diretrizes necessárias para ser reconhecido definitivamente como museu.

“Trata-se de mais uma conquista para o setor cultural de Balneário Camboriú. Ter o Museu a Céu Aberto reconhecido em nível estadual mostra que o trabalho dos artistas tem sido valorizado. O nosso próximo objetivo agora é que o MCA seja integrado também ao Sistema Nacional de Museus”, diz a presidente da Fundação Cultural, Denize Leite.

O Museu a Céu Aberto foi instituído por lei em maio de 2022. Inaugurado em setembro do mesmo ano, a proposta do MCA é proporcionar experiências de arte e cultura em todos os cantos da cidade, fomentando a qualificação dos espaços públicos e ocupação de forma dinâmica, democratizando o acesso à arte, cultura e educação.

Entre as obras dispostas em Balneário Camboriú, estão grafites, monumentos, murais e esculturas. No total, são mais de 200 obras mapeadas, que podem ser vistas em um passeio pelas ruas. Todas elas podem ser encontradas por meio do link: https://culturabc.com.br/museu/.

A população pode colaborar com o museu, indicando obras ao ar livre no formulário disponível no site do MCA.