A exposição “Finitos – Morte e luto sobre a frágil superfície das porcelanas”, da artista visual Naiara Anacleto, abre para visitação na próxima quinta-feira (05), às 19h, na Galeria Mauro Caelum, localizada na Casa da Cultura Dide Brandão. As obras seguirão em exibição até o dia 27 de janeiro, com entrada franca e visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Naiara é artista visual e ilustradora graduada em Design de Produto. Realizou diversos cursos relacionados às artes plásticas desde a sua formação acadêmica, mas a técnica que escolheu para desenvolver seus processos artísticos foi a pintura sobre porcelana e azulejaria. Usando pratos de porcelana emoldurados, a artista traz para a exposição uma narrativa sensível sobre a fragilidade da vida usando essa superfície para discutir a morte e o processo de luto. A escolha da porcelana está intimamente ligada ao tema, já que possui notória fragilidade assim como a nossa própria existência.

A exposição conta com uma série de peças ilustradas, desenvolvidas em técnica tradicional de pintura sobre porcelana. Essas peças trazem a morte como tema e as ilustrações são inspiradas por elementos da arte tumular e do gênero artístico “vânitas”. A segunda parte da exposição é dedicada às manifestações emocionais do luto, com peças que mesclam intervenções tridimensionais com pratos de porcelana quebrados que simulam repetidas tentativas de restauros, fazendo uma analogia ao processo de luto. A mostra também conta com uma performance em vídeo que simula o restauro de porcelanas, inspirado pelo Kintsugi.

“A finalidade de exposição é trazer uma reflexão sobre memória, encerramento, processo, dor e, em algum momento, reconstrução, apesar das cicatrizes”, explica a artista.

Calendário de exposições do edital de ocupação segue em 2023

A exposição realiza-se por meio do edital de ocupação das galerias da Casa da Cultura, da Fundação Cultural de Itajaí. Nesta edição do edital, 21 propostas artísticas foram selecionadas. O calendário de mostras artísticas das galerias do município iniciou em setembro de 2022 e segue em 2023, com a participação exclusiva de artistas residentes em Itajaí. Cada proposta aprovada recebe o valor de R$ 4 mil para realização da exposição. O tempo de cada exposição se estende por um período médio de 30 dias.

Serviço:
Exposição: “Finitos – Morte e luto sobre a frágil superfície das porcelanas”, de Naiara Anacleto.
Abertura: 05 de janeiro (quinta-feira), às 19h.
Visitação: de 06 a 27 de janeiro (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h – sábados, das 9h às 12h).
Local: Galeria Mauro Caelum, na Casa da Cultura Dide Brandão. Rua Hercílio Luz, 655, Centro.
Entrada: Gratuita.