Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023
Balneário Camboriú

Porto de Itajaí tem alfandegamento renovado por mais dois anos

O Porto de Itajaí teve seu alfandegamento renovado por mais dois anos pela Receita Federal. A publicação que oficializou a medida ocorreu na última quinta-feira (22). A renovação, que é válida a partir de 1º de janeiro de 2023, garante a manutenção das atividades portuárias de movimentação de cargas e também para o recebimento de navios de cruzeiro no terminal.

A renovação do alfandegamento do Porto de Itajaí contempla tanto a área arrendada, sob concessão da APM Terminals, quanto o cais público (berços 3 e 4). Toda essa área ficará sob a jurisdição da Alfândega da Receita Federal, que realizará a fiscalização aduaneira, incluindo controle de movimentação, armazenagem e serviços de despacho.

O alfandegamento garante e habilita o Porto de Itajaí a receber cargas vindas de diversos países, com operações aptas e seguras. A renovação aponta ainda que o Porto cumpre com os controles de excesso, operação de carga e descarga de mercadorias, pesagem, movimentação e armazenagem de diversos tipos de contêineres, além de manter sistema de câmeras de segurança e certidões negativas em dia.