O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assinou contrato com a Univali para a elaboração dos projetos para gestão, ocupação e desenvolvimento do Distrito de Inovação. O documento estabelece que a universidade apresente propostas de programas ambientais, projetos executivos de infraestrutura urbana e modelagem gerencial, financeira e jurídica do distrito.

O acordo foi formalizado nesta quinta-feira (22), com a presença de autoridades municipais e equipe técnica que tocará o projeto. Com a assinatura, a Univali tem nove meses para elaborar o planejamento, execução e entrega do relatório final de todas essas etapas.

“Nós nos preocupamos muito em acelerar esse contrato porque, mesmo com o recesso de fim de ano, o escritório de projetos da Univali vai imediatamente começar os trabalhos para que as etapas sejam cumpridas de uma maneira mais célere. Devemos lembrar que a obra do Centro de Inovação, que é o coração do distrito, estará sendo concluída nas próximas semanas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Morastoni.

Os estudos que começam a ser realizados vão traçar o que será possível ser construído no Distrito de Inovação no que se refere a programas ambientais, projetos executivos de arquitetura urbana, tratamento de efluentes, organização administrativa, gestão, prospecção de indutores de inovação e outros.

“O Distrito de Inovação será o local para planejarmos como será o crescimento de Itajaí e nada mais lógico que esse ambiente também seja planejado. Teremos um modelo pré-definido e construído do zero, observando tudo aquilo que é referência ao redor do mundo e contando com a capacidade que a Univali tem para definir critérios técnicos, dentro dos preceitos da sustentabilidade”, comenta Thiago Morastoni.

O reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, assinou o contrato representando a instituição e lembrou a multidisciplinaridade da equipe responsável pelo projeto. “Estamos muito felizes. Sabemos que é um desafio tocar um projeto audacioso e importante como esse em tão pouco tempo, mas é por isso que contamos com profissionais de excelência envolvidos”.