Na ensolarada manhã desta quarta-feira (14), houve a cerimônia de abertura da Temporada 2022/2023 do Programa Bandeira Azul em Balneário Camboriú. Marcaram o evento, o hasteamento da bandeira na Praia de Taquaras, estreante na certificação, e a entrega do reconhecimento de cinco temporadas seguidas com a bandeira nas Praias do Estaleiro e Estaleirinho.

As bandeiras permanecem hasteadas enquanto houver guarda-vidas na praia, até o mês de março de 2023. Enquanto estiverem hasteadas, garantem aos banhistas e visitantes de que o local atende a uma série de requisitos ambientais, como a qualidade das águas, segurança e educação ambiental.

“Esse título é mais uma prova de que estamos no caminho certo, de que o nosso pulmão econômico, que é o meio ambiente, tem que estar no consciente e no subconsciente do nosso morador. Assim, podemos deixar marcas que mantenham Balneário Camboriú como essa cidade tão prestigiada e com tanto reconhecimento no Brasil”, comenta o prefeito Fabrício Oliveira.

Com a recém-certificação da Praia de Taquaras, a cidade entra para um grupo seleto de municípios, tendo três praias certificadas (Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras), além de uma marina (Tedesco Marina).

“Taquaras merecia receber a Bandeira Azul desde o início. Conseguimos dar garantias ao Comitê Nacional e Internacional do programa de que a lagoa não interfere na qualidade da água da praia. A Praia de Taquaras é uma praia muito bonita, agreste e querida pela população. Essa gestão colocou o meio ambiente como um dos principais pilares, e isso é refletido em reconhecimentos como este”, disse a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

Sobre o Programa*

O Programa Bandeira Azul é um prêmio de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.

O Programa Bandeira Azul iniciou na França em 1985. Está implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001.

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.