O Município de Itajaí recebeu neste sábado (10) o primeiro navio da temporada de cruzeiros 2022/2023. O MSC Armonia atracou na cidade por volta das 7h e recebeu cerca de 1,5 mil embarques de passageiros durante o dia. Até fevereiro de 2023 são esperadas mais 23 escalas de transatlânticos em Itajaí. A expectativa é de uma movimentação de quase R$ 26 milhões na economia local.

Considerada a maior da história de Itajaí, a temporada 2022/2023 irá receber mais de 71 mil passageiros, um recorde para o Município. “Estamos há um ano planejando esta temporada, que promete ser um sucesso e a maior que Itajaí já teve. Montamos uma grande estrutura para receber os passageiros no Centreventos, uma das mais completas do Estado, e contamos com apoio da Receita Federal e Polícia Federal para garantir a segurança de todos”, destaca Evandro Neiva, secretário municipal de Turismo e Eventos.

Turistas movimentam o Centreventos

Milhares de turistas movimentaram o Centreventos de Itajaí na manhã deste sábado. No local, foi montada uma grande estrutura para receber os passageiros dos cruzeiros desta temporada.

A guia de turismo de Blumenau, Maria Tereza Dias, foi uma das passageiras que passou pelo Centreventos. Ela se juntou com um grupo de amigas de Itajaí e Balneário Camboriú para fazer sua primeira viagem de cruzeiro. “Estamos ansiosas para a primeira viagem em um transatlântico e com expectativa de retornar com as energias recarregadas para 2023”, afirmou.

Já a aposentada Miriam Coutinho completa a viagem de número 40 a bordo de um navio. Ela tem 86 anos e aproveita para viajar com a família e as filhas. “Quem ainda não fez um cruzeiro, não sabe o que está perdendo. A estrutura de embarque/desembarque de Itajaí está muito boa, no dia 05 de fevereiro do ano que vou embarcar de novo aqui para minha 41ª viagem”, contou.

Único porto de embarque e desembarque da MSC Cruzeiros no sul do país, Itajaí receberá nesta temporada 13 escalas de navios da empresa. Os embarques e desembarques ocorrerão semanalmente até fevereiro do ano que vem. O cruzeiro MSC Armonia será o responsável pelas atracações na cidade. O transatlântico, que chegou pela primeira vez a Itajaí, tem roteiros pela Argentina e Uruguai, além de praias brasileiras. Haverá ainda uma escala do MSC Musica, no dia 20 de janeiro.

A próxima atracação na cidade será no dia 17 de dezembro. Nesta data, o MSC Armonia tem previstos 3,2 mil embarques e desembarques.

Também estão previstas nesta temporada 10 escalas do navio Costa Favolosa, que fará cerca de 1 mil embarques e desembarques na cidade a cada atracação. A primeira escala acontecerá no dia 25 de dezembro deste ano. O MS Marina é outro transatlântico que passará pela cidade, com uma escala prevista para 13 de janeiro de 2023.