Cerca de mil itens, entre réplicas e originais, compõem a Exposição da Copa do Mundo 2022 – Sala da Copa, no Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili, no Bairro da Barra. O acervo é do colecionador e professor da Escola, Martinho Joel Wolter, que reúne objetos dos mundiais há 15 anos. A Sala da Copa está aberta à visitação. Para outras unidades escolares – de todas as redes – agendarem visita devem entrar em contato pelo whatsaap (47)98447-6878, com o próprio professor. Para a comunidade em geral a exposição está aberta todas as quarta-feiras, das 19 às 21h, até o dia 10 de dezembro. O CEM Dona Lili fica localizado na Rua Fermino Taveira Cruz, 219.

Devido à euforia da proximidade da Copa do Mundo, que ocorre este ano no Catar, Oriente Médio, o professor Martinho Joel Wolter, que coleciona diversos temas, inclusive dos mundiais, resolveu expor seu acervo não só aos alunos do CEM Dona Lili, mas a todas as unidades escolares, de todas as idades; aberta inclusive aos municípios vizinhos.

Camisas e bolas – originais e réplicas; miniaturas; flâmulas; réplicas de taças e medalhas; que reúnem aproximadamente mil objetos, formam o acervo com itens desde 1930. Martinho conta que muitos objetos, alguns dos mais raros, foram adquiridos por ele em mercados de pulgas e garimpos. “Muitos objetos antigos, e alguns originais, ganhei de amigos, que conhecem essa minha paixão”, acrescenta o Professor.

O acervo dos mundiais, assim como outras coleções do Professor, fica guardado em sua residência. “Não tenho uma contagem correta dos objetos, pois tenho outras coleções; mas na Sala da Copa estão expostos cerca de 50 álbuns; 100 camisetas e 100 bolas – originais e réplicas”, acrescenta ele. Toda a visitação é acompanhada e orientada pelo professor.