Após passarem por reabilitação, 25 animais silvestres foram soltos no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em Balneário Camboriú, na tarde desta segunda-feira (21). Os animais, a maioria aves, haviam sido resgatados pelo Programa Abraço Animal ao longo de 2022 por estarem em vulnerabilidade.

Antes da soltura, todos passaram por um processo de recuperação no Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Zoológico), para onde são levadas as espécies silvestres em risco capturadas pelo programa. No Complexo Ambiental, o animal é encaminhado para avaliação, atendimento veterinário e biológico, ficando em observação até estar em condições de retornar à natureza.

Entre os animais soltos no Parque Raimundo Malta, estavam três corujas-das-torres, também conhecidas com suindaras. Elas foram resgatadas em maio de 2022 por serem filhotes e estarem sem os pais. Situação semelhante a de seis gambás, cuja mãe morreu. Os gambás tinham chegado ao zoológico em setembro. Os demais animais liberados foram um periquito-verde, dois canários, dois sabiás, um bem-te-vi, dois tiés, dois tizius, um tico-tico, uma coleirinha, um quero-quero, um aracuã, um biguá e um teiú.

Qualquer pessoa que avistar um animal em vulnerabilidade pode telefonar para o número 153, da Guarda Municipal. A captura é feita por meio do Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal. O resgate ocorre quando o animal está vulnerável, machucado ou oferecendo riscos.

Programa Abraço Animal existe desde 2019

Lançado em 23 de fevereiro de 2019, o programa Abraço Animal virou lei em 3 de setembro de 2020 e está vinculado às secretarias de Meio Ambiente, de Saúde e de Segurança. O resgate de animais silvestres (assim como o de domésticos) segue um protocolo definido com o Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA).

Desde 2019 e até outubro de 2022, o programa resgatou 2.358 animais silvestres. Destes, 1.262 voltaram à natureza após recuperação.

Mais informações sobre o programa estão no site http://abracoanimal.bc.sc.gov.br/.