Terça-feira, 29 de novembro de 2022
Balneário Camboriú

Itajaí é o grande vencedor da 61ª edição dos Jasc

A 61ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) terminou neste domingo, 20, em Rio do Sul, com Itajaí comemorando o título de campeão-geral da competição. É o quarto título dos itajaienses na história, já que venceram as edições de 2014, 2015 e 2017.

Para chegar o tão cobiçado troféu os itajaienses somaram 225 pontos, fruto principalmente
dos títulos da ginástica artística, jiu-jitsu, tênis, triatlon, vôlei de praia, no masculino, e os títulos do feminino da bocha, voleibol e xadrez. No último dia de competição, neste domingo, Itajaí foi campeão no voleibol e xadrez, ambos no feminino.

Blumenau fechou a competição em segundo lugar com 183 pontos, seguido de São José,
em terceiro, com 164 pontos. Depois vem Florianópolis, em quarto, com 129; Chapecó, em quinto, com 108; e Rio do Sul, em sexto lugar na classificação geral dos Jasc com 77 pontos.

Um dos pontos altos da cerimônia foi a presença dos familiares de Simão Carione, que deu o nome ao troféu de campeão-geral. Compareceram os filhos Marcelo, Márcio e Ana Lúcia Carione, além da neta Mariana Nunes. Carione morreu em julho e era um desportista funcionário da Fesporte, além de comendador esportivo. Ele foi responsável por ideias para a implantação de regulamentos da Fesporte e implantação do controle de inscrições.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Em sua mensagem, a vice-prefeita de Rio do Sul, Carla Bastos Miguel, disse que foi um privilégio sediar os Jasc. “Na competição vimos jogos emocionantes e contagiantes e muita superação em quadra e vimos que o esporte é transformador. Com o esporte pudemos dividir os mesmos sonhos. Muito obrigado a todos”, destacou.

Para Everton Veiga, presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí, a conquista dos Jasc foi o resultado de um trabalho intenso realizado desde o ano passado pela fundação. “Estamos felizes com essa conquista. Ano passado ficamos em quarto lugar. Mexemos algumas peças no nosso time e conseguimos fazer uma mescla com nossos atletas de base. Depois veio o comprometimento dos atletas, aliado ao investimento que fizemos no grupo. A junção de tudo isso desencadeou no nosso título”.

Ao fazer um balanço da competição, o coordenador-geral dos Jasc, Juliano Vaz, disse que a Fesporte está feliz pelo resultado dos Jogos, pois foi a edição com maior número de atletas dos últimos anos. “Essa edição em Rio do Sul se destacou também pela qualidade técnica. Muitos campeões mundiais, atletas olímpicos participaram dos Jasc e permitiu, assim como a grande participação, que fosse umas das edições de maior índice técnico dos últimos 10 anos”, destacou Vaz, que elogiou o comprometimento do município de Rio do Sul em fazer uma grande competição em parceria com a Fesporte.

A etapa estadual dos Jasc em de Rio do Sul começou dia 10 de novembro com a participação de 6.500 atletas de 115 municípios disputando 46 troféus. A competição foi uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com a prefeitura de Rio do Sul.

:: Confira todos os campeões por modalidade

Atletismo masculino: São José

Atletismo feminino: São José

Basquete masculino: Blumenau

Basquete feminino: Blumenau

Ciclismo masculino: Rio do Sul

Ciclismo feminino: Rio do Sul

Bocha masculino: Caçador

Bocha feminino: Itajaí

Bolão 16 masculino: Blumenau

Bolão 16 feminino: Florianópolis

Bolão 23 masculino: Blumenau

Bolão 23 feminino: Rio do Sul

Futebol feminino: Caçador

Futsal masculino: Jaraguá do Sul

Futsal feminino: Lages

Ginástica artística masculino: Itajaí

Ginástica artística feminino: Florianópolis

Ginástica rítmica: Florianópolis

Handebol masculino: São José

Handebol feminino: Concórdia

Jiu-jitsu masculino: Itajaí

Jiu-jitsu feminino: São José

Judô masculino: São José

Judô feminino: São José

Natação masculino: Itajaí

Natação feminino: Joinville

Punhobol: Florianópolis

Remo masculino: Florianópolis

Remo feminino: Florianópolis

Taekwondo masculino: São José

Taekwondo feminino: São José

Tênis masculino: Itajaí

Tênis de mesa masculino: Chapecó

Tênis de mesa feminino: Chapecó

Tiro ao Prato: Tubarão

Tiro armas curtas: Chapecó

Tiro armas longas: Timbó

Triatlon masculino: Itajaí

Triatlon feminino: São José

Karatê masculino: Tubarão

Karatê feminino: Tubarão

Vôlei de praia masculino: Itajaí

Vôlei de praia feminino: São José

Voleibol masculino: Blumenau

Voleibol feminino: Itajaí

Xadrez masculino: Joaçaba

Xadrez feminino: Itajaí

Fonte: Governo SC