O tradicional desfile cívico de Itapema previsto para acontecer no feriado da proclamação da república, no dia 15 de novembro, foi cancelado. A Prefeitura emitiu uma nota na manhã desta sexta (11), e alegou que recebeu orientações do setor de inteligência do 31º Batalhão de Polícia Militar para manter a segurança dos alunos.
A apresentação já tinha sido adiada em setembro, por causa da previsão do mau tempo e a passagem de ciclone extratropical pela região.
A Polícia Militar justificou que a recomendação foi baseada pelo atual momento político nacional, e pelas manifestações populares. A PM aconselhou ainda o poder público que, o momento não era oportuno e conveniente para realização do ato neste momento.
Apesar das suspeitas de que manifestantes estavam se organizando para interromper a apresentação, os militares encerraram a nota amenizando o tom e dizendo que não há informações de manifestações violentas ou de qualquer risco.
Repercussão na web
O cancelamento do desfile gerou polêmica na internet. As redes sociais da Prefeitura foram bombardeadas de comentários negativos.
Gente que falta de respeito, as crianças trabalharam por isso! Ensaiaram, dias e dias! – disse este perfil
Agora ninguém pode mais fazer nada, oq os manifestantes não deixam… Mas são os q defendem a família…- questionou este outro
Todos a favor da esquerda parece! – afirmou o perfil
Que pena! As crianças são punidas pela “guerra” dos adultos. – escreveu este