Para garantir a qualidade na água distribuída à população, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), executa anualmente, a limpeza preventiva dos reservatórios de abastecimento de água. O procedimento é feito tanto em tanques da Estação de Tratamento de Água (ETA), como nos reservatórios localizados nas diversas regiões da cidade. Nesta segunda-feira (07), a limpeza ocorreu por meio de um método diferente, com o auxílio de mergulhadores especializados.

A técnica é feita com os reservatórios cheios, portanto, não afeta o sistema de abastecimento. Passaram pelo processo, o tanque de contato da ETA, onde ocorre a última etapa do tratamento de água; o reservatório pulmão, que recebe a água que é recalcada para a cidade; e uma das células do Reservatório R1 – composto por quatro tanques que abastecem a região Central.

Dentre as vantagens da limpeza com mergulhadores está a economia de tempo. O trabalho é feito de forma mais ágil, sem afetar o abastecimento para a população, assim como a qualidade da água distribuída. Conforme o gerente da Emasa, Jonas Garcia, esse é o segundo ano que é utilizado esse procedimento moderno, feito geralmente, antes da temporada de verão. “Estes procedimentos trazem diversos pontos positivos para o sistema e as operações. Além de ser mais ágil e não interromper o abastecimento, garante a qualidade da água distribuída”, comenta.

Ainda nas limpezas preventivas, que antecedem a temporada de verão, a Emasa executa na próxima quarta e quinta-feira (9 e 10), a limpeza do canal aberto na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) – onde ocorre a captação de água do Rio Camboriú. Lá o procedimento é mecanizado com retroescavadeira.

A Emasa também reforça sobre a importância da limpeza nas caixas d’água, em residências, condomínios e estabelecimentos comerciais. A dica é para que os moradores e comerciantes façam a limpeza de seus reservatórios a cada seis meses, principalmente antes da chegada do verão, garantindo a qualidade do abastecimento.