Terça-feira, 29 de novembro de 2022
Balneário Camboriú

Camboriú adere ao Novembro Azul

O Novembro Azul é o mês de Combate ao Câncer de Próstata, por isso, a Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio da Atenção Básica, planejou um mês inteiro de ações de especiais para a conscientização sobre a temática e a importância do diagnóstico precoce por meio de exames para o rastreio da doença, como por exemplo, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão horários de atendimentos estendido durante todo o mês.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura desse que é o câncer com maior número de casos entre homens, depois do câncer de pele. A idade também é um fator que pode influenciar no risco de se desenvolver a doença. Homens a partir dos 55 anos tendem a ter maior chance. Para idades abaixo dos 45 anos, os casos são menos frequentes, mas não impedem que ocorram. O fator genético é outro agravante, o histórico familiar com casos diagnosticados antes dos 60 anos, sobrepeso e obesidade são sinais de alerta, e fazem com que a pessoa esteja no grupo de risco.

Confira a programação completa:
No dia 16 de novembro a UBS do Conde Vila Verde terá horário estendido, das 8h às 21h. Estará disponível para a comunidade consultas médicas e odontológicas, palestras, reiki, realização de testes rápidos, entre outros.
No dia 17 de novembro a UBS João Mendes, no bairro João Francisco de Assis, funcionará das 8h às 21h. Estará disponível para a comunidade consultas médicas, realização de testes rápidos, vacinação, orientações e palestras sobre a saúde do homem.
No dia 18 de novembro, na Praça das Figueiras, no bairro Centro, e em frente à UBS do CAIC, no bairro Monte Alegre, uma ação simultânea, das 14h às 16h30 marcará o Novembro Azul com tendas alusivas à campanha, mobilização sobre surdez e diabetes. Sendo que no mesmo dia, a unidade do Cedro, atenderá a comunidade das 8h às 21h. Na ocasião será realizada palestras sobre a saúde do homem, atendimento médico, testes rápidos e solicitação dos exames do homem.
No dia 20 de novembro a unidade de Areias, funcionará das 8h às 21h. Na ocasião poderá ser realizado solicitação de exames relacionados à saúde do homem, atendimento odontológico, vacinação e dinâmica com palestra sobre saúde do homem.
No dia 21 de novembro a unidade Santa Regina funcionará das 8h às 21h. A comunidade poderá contar com consulta médica, palestra sobre a saúde do homem, testes rápidos e vacina.
No dia 22 a UBS do Rio Pequeno funcionará das 8h às 21h e estará a disposição da comunidade vacinas, consulta médica, consulta odontológica, sala de espera com a nutrição, fornecimento de preservativos e testes rápidos.
No dia 23 haverá sensibilização sobre a temática com idosos no tradicional bailinho semanal realizado pela Secretaria de Assistência Social, a partir das 14h, no pesque pague Açanã;
No dia 25 de novembro a UBS do Tabuleiro funcionará das 8h às 21h. A unidade contará com consulta médica, atendimento odontológico, testes rápidos, educação em saúde do homem e vacinação. No mesmo dia, será realizado palestra de conscientização sobre o câncer de próstata para trabalhadores da Secretaria de Obras de Camboriú.
No dia 29 de novembro a unidade do CAIC, no bairro Monte Alegre, funcionará das 8h às 21h. Na ocasião será ofertado consultas médica e odontológica e palestra com enfermeiros. No mesmo dia, a unidade Central funcionará das 8h às 21h. Será ofertado consulta médica, testes rápidos, sala de espera e palestra sobre prevenção ao câncer próstata.
No dia 30 será realizado uma ação especial para sensibilização sobre a temática com motoristas da Secretaria de Saúde.