O direito das crianças e adolescentes foi pauta no município de Camboriú. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, realizou a 12ª Conferência do Conselho. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, dia 26, no auditório do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. O evento teve o objetivo de debater os direitos das crianças e adolescentes, principalmente no contexto pandêmico e pós-pandêmico.

“Nosso objetivo foi promover a ampla mobilização, para entender os impactos da pandemia na vida de crianças, adolescentes e de seus familiares, além de propor políticas públicas para garantir os seus direitos”, define a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Eliane Bueno.

O início da conferência foi marcado pela declamação de um poema que leva a temática da família e da infância. A obra foi declamada pelo coordenador do Núcleo de Prevenção às Drogas e à Pedofilia, Manoel Mafra, acompanhado pelo tecladista Eliel, que é cego. O menino ganhou um teclado de presente antes da apresentação. Os alunos do projeto ABUT também se apresentaram. Com violões, eles animaram o público com as músicas “Estrelinha”, de Di Paullo & Paulino, e “A Vida é Boa Com Você”, de Bryan Behr.

Para a preparação do evento, também foram realizadas duas pré-conferências, que são reuniões que precedem o encontro principal. O advogado, professor universitário e presidente do Conselho de Assistência de Biguaçu, Joel Eyroff, e o mestre em Educação e professor do IFC – Camboriú, Marcio Bernardes de Carvalho, fizeram as palestras da pré-conferência.