Terça-feira, 29 de novembro de 2022
Balneário Camboriú

Educação da Capital promove seminário de estágio, pesquisa e extensão

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME) realizará de 24 a 26 de outubro o VI Seminário: Estágio, Pesquisa e Extensão da Rede Municipal de Ensino. A transmissão será via Portal Educacional no Youtube:
https://www.youtube.com/c/PortalEducacionalFloripa/featured.
O evento deste ano tem como tema “Das Tessituras Formativas Às Práticas Contemporâneas”, com o objetivo de promover momentos de reflexão e avaliação, por meio da socialização das ações de estágio, pesquisa e extensão, desenvolvidas nas unidades educativas da Prefeitura nos anos 2020, 2021 e 2022.
A Gerência de Formação Continuada da SME, conforme o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, planejou a socialização de ações formativas em parceria com instituições de ensino superior. “Isso demonstra o envolvimento de todos na busca pelo atendimento às demandas referentes a cada uma das ações: estágio, pesquisa e extensão”.
A abertura ocorrerá às 18h30 do dia 24 de outubro, na próxima segunda-feira. A partir das 19h30, a professora doutora Geysa Spitz Alcoforado de Abreu, da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC), proferirá a palestra: “Os impactos da Pandemia da COVID 19 no ensino superior: a migração do real ao virtual”.
Ainda no primeiro dia do seminário haverá apresentação cultural com o Coral Vozes do Arvoredo, projeto desenvolvido pelo agente da Guarda Municipal de Florianópolis Ramon Pereira da Silva.
Durante a terça-feira (25) e a quarta-feira (26), das 8h às 12h, o espaço será para relatos de experiências das ações de pesquisa, estágio e extensão.
Também haverá a apresentação cultural da Cia Mafagafos (25/10), formada por Aline Maciel e Sig Schaitel. A dupla interpretará a brincadeira musicada “Cada dedo tem um nome” e a história “O bolo do mindinho”.  A Mafagafos é uma companhia de criação e pesquisa com foco na cultura da infância.
As inscrições, com emissão de certificado, podem ser feitas pelo Portal de Formação Continuada da SME (https://www.sge8105.com.br/sigepe/frontend/).
Para maiores informações: gfc@sme.pmf.sc.gov.br
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA 24 DE OUTUBRO 
 
18h30: Solenidade de abertura
19h10: Apresentação Cultural – Coral Vozes do Arvoredo:
19h30: Palestra
“Os impactos da Pandemia da COVID 19 no ensino superior: a migração do real ao virtual”
Profa Dra. Geysa Spitz Alcoforado de Abreu – Professora Adjunta Departamento de Pedagogia da FAED – UDESC
21h: Encerramento
DIA 25 DE OUTUBRO
RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO, PESQUISA E EXTENSÃO
– MESA 1 – 8H ÀS 10H
-Estágio: “As práticas corporais de aventura nas aulas de educação física durante o ensino remoto: planejando o movimentar-se com a prancha de equilíbrio”. Estagiária/os: Kauana Possamai e Pedro Henrique Monticelli da Luz (Educação Física/ UFSC). Orientador/a: Profº Dr Rogério Santos Pereira e ProfªDra Fabiane C. T. Breschiliare.
-Pesquisa: “Educomunicação e Práticas Pedagógicas Educomunicativas: rompendo barreiras à integração das tecnologias digitais” – Profa Dra Roberta Fantin Schnell (EJA/DEF/SME)
-Pesquisa: “Educação Infantil como espaço de inclusão das crianças com deficiência: a importância do ensino sistematizado” – Profa Me Denise Elaine Gil Brockveld (DEI/SME)
-Extensão: “Educom.Cine: Audiovisual, Educação e Cidadania” – Profº Rafael Gué Martini (UDESC) Mediação e síntese: Orientadora Educacional Esp. Enelize Jacy Ouriques Ribeiro da Silva (NAI/DEF/SME)
Mediação e síntese: Orientadora Educacional Esp. Enelize Jacy Ouriques Ribeiro da Silva (NAI/DEF/SME)
INTERVALO – Apresentação Cultural – 9h45 às 10h -A Cia Mafagafos
Formada por Aline Maciel e Sig Schaitel, apresenta a brincadeira musicada “Cada dedo tem um nome” e a história “O bolo do mindinho”, ambas de autoria da dupla. A Mafagafos é uma companhia de criação e pesquisa com foco na cultura da infância.
– MESA 2 – 10H ÀS 12H
-Estágio: “Drama E Afetividade Na Educação Infantil: Uma Experiência De Ensino Remoto Com As Crianças” – Estagiárias: Amanda Stanck Egert e Yasmin Bogo El Messane (Teatro/UDESC) – Professora Orientadora: Profa. Dra. Adriana Patrícia dos Santos (Drica Santos)
-Pesquisa: “A relação entre as materialidades e os aspectos estruturantes na docência com os bebês na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis” – Profa Me Lidiane Pereira Evangelista (DEI/SME)
-Estágio:”Museu, Velho Novo Amigo Meu!” – Estagiária/os: Ana Carla da Costa Fertig, Davi Leite Ricardo, Johanny Jacques (Pedagogia – FAED/UDESC) – Orientador: ProfºDr Adilson De Angelo – Projeto realizado no NEIM Hassis – Semestre 2021.2
-Mediação e síntese: Profa Me Anésia Maria Martins Furtado (DEI/SME)
DIA 26 DE OUTUBRO
RELATOS DE EXPERIÊNCIA ESTÁGIO, PESQUISA E EXTENSÃO
MESA 3 – 08H ÀS 10H
– Pesquisa: “Etnodidáticas da pesquisa como princípio educativo na Educação de Jovens e Adultos da Rede municipal de ensino de Florianópolis” Prof Dr Daniel Godinho Berger (EJA/DEF/SME
-Pesquisa: “Pertencimentos Étnico-Raciais na Infância: o que dizem as crianças negras sobre si” Profa Ma Sandra Regina Pires (DEI/SME)
-Extensão: “Trupe da Alegria e formação de professoras.” Programa NAICE – Núcleo de Arte e Infância no CEART – Coordenador do Programa: Profº Dr Diego de Medeiros Pereira / Bolsista do Programa: Beatriz Bitencourt de Aguiar (UDESC)
Mediação e síntese: Profa Ma Simone dos Santos Ribeiro (EJA/DEF/SME)
INTERVALO -9h45 às 10h
(APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS INSTITUCIONAIS)
– MESA 4 – 10H ÀS 12H
– Unidade Educativa: Relato da EBM Beatriz de Souza Brito – Diretora Camila Porciuncula Santos
– Unidade Educativa: Relato do NEIM Joaquina Maria Peres – Diretora Neide Maria Andrade
-Unidade Educativa: Relato da EJA Sul I – EBM Adotiva Liberato Valentim – Coordenadora Carolina Veloso Costa
Mediação e síntese: Orientadora Educacional Ma Ana Elisa de Moura Miotto (GFC/SME)