As oficinas culinárias promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o CRAS Nossa Senhora das Graças, impulsionam a criação do Centro de Referência em Educação Alimentar e Nutricional no Município de Itajaí. O espaço está em fase de estruturação no bairro Cidade Nova, onde também funcionará o Programa Alimenta Brasil, e deve ser inaugurado ainda neste ano.

O novo Centro irá reforçar as atividades educativas que são realizadas no Município. Atualmente, são realizadas duas oficinas culinárias por mês com participantes do Grupo Construindo Cidadania (idosos entre 60 e 86 anos) e Grupo Autonomia (mulheres até 59 anos). A ação de Educação Alimentar e Nutricional é promovida pela nutricionista da Secretaria de Assistência Social, Elinia da Silva Mateus Marsango, com o apoio de estagiárias de nutrição.

Cada oficina tem duração de três horas e contempla teoria e prática, com a produção das receitas propostas durante roda de conversa. Ao final, os participantes recebem as fichas técnicas das receitas elaboradas para preparação em casa. Também está em elaboração o “Livro de Receitas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, que reunirá os aprendizados das oficinas.

As atividades educativas são realizadas com base no Guia Alimentar para a População Brasileira e contemplam diretrizes do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas e da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. O objetivo é incentivar o consumo de receitas saudáveis e com o aproveitamento dos alimentos, desenvolver habilidades culinárias para segurança alimentar e nutricional, otimizar recursos financeiros destinados à alimentação.

O Centro de Referência de Educação Alimentar e Nutricional e a realização de ações educativas na rede socioassistencial, como as oficinas de culinária, são demandas da população oriundas da V Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí. As sugestões foram contempladas no I Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí 2022-2025 e são implementadas pela Secretaria de Assistência Social do município.