Terça-feira, 29 de novembro de 2022
Balneário Camboriú

Empreendedorismo e saúde mental têm tudo a ver quando o assunto é qualidade de vida

Estudos recentes sugerem que manter a mente saudável eleva as chances de ser mais produtivo e ter sucesso diante dos desafios que todo empreendedor enfrenta. E que o inverso também é verdadeiro, já que o sofrimento psicológico pode afetar no desempenho em todas as áreas da vida – incluindo a profissional, provocando perdas no aprendizado, produtividade e finanças. Além de aumentar o risco de desenvolver transtornos, como a ansiedade e a depressão, com impactos negativos para a qualidade de vida.

Nesta Sexta, o assunto foi tema de uma entrevista no Programa Muito +, Juliana Pavan conversou com a psicóloga Daiane Freitas da Silva, sobre a relação do empreendedorismo com a saúde mental. Para Daiane, as mulheres estão mais suscetíveis a adoecer com a correria do dia a dia. “As mulheres tem esse instinto de querer gerir o mundo, mas a verdade é que o ser humano se identifica em seu papel, enquanto está na correria. Mas é importante que essa rotina seja administrada”, destaca a psicóloga.

Outro problema bem comum causado pelo estresse do dia a dia é a Síndrome de Burnout. Caracterizada pelo esgotamento profissional, os sintomas de estresse físico e mental estão presentes no dia a dia da pessoa que vive com essa síndrome. Dentre eles, os sintomas mais comuns são: transtorno de humor, irritabilidade, indisposição, e em alguns casos, surgimento de manchas na pele, causadas pelo estresse.

A psicóloga Daiane explica que é importante prestar atenção aos sintomas para não confundir a Síndrome de Burnout com a depressão. “É comum que algumas pessoas confundam o Burnout com a depressão, quando esta atinge seu estágio maior. Por isso, é importante que a família e pessoas próximas fiquem alertas aos sintomas. E nesse caso, a pessoa deve ir até um psiquiatra, inicialmente, para iniciar com uma medicação específica”, aponta Daiane.

Assuntos como esse, são sempre relevantes e terão espaço nos nossos canais.
Você pode sugerir novas abordagens aqui pelo portal ou pelo whatsapp daTVC Panorama: 47 3360 – 1101.